Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da UC consiste em capacitar os alunos para compreender a importância e o papel da comunicação organizacional na organização enquanto um Sistema
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A realização desta UC possibilitará ao aluno(a): OA1 - Compreender a "comunicação" como um elemento constitutivo das organizações bem como reconhecer o seu papel para o sucesso organizacional; OA2 - Reconhecer as principais tendências teóricas em "comunicação organizacional" e na área da comunicação com colaboradores/interna; OA3 - Compreender o papel dos departamentos de comunicação na estrutura organizacional, bem como perceber as grandes questões envolvidas numa auditoria de comunicação e a interação com a gestão de Recursos Humanos; OA4 -Conhecer as boas práticas, técnicas e instrumentos da comunicação com colaboradores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A "comunicação" como constitutiva das organizações 1.1. O conceito de comunicação 1.2. A comunicação nas organizações 2. "Comunicação organizacional": um conceito à procura de definição 2.1. Da "Comunicação Organizacional" à comunicação com os colaboradores 2.2. A função de comunicação com os colaboradores 3. Como comunicar de modo eficiente com os colaboradores 3.1. A "comunicação" na estrutura organizacional 3.2. Interacção da Comunicação com colaboradores com a Gestão de Recursos Humanos durante o employee life cycle 3.3. Auditoria de Comunicação 4. Tendências e boas práticas em Comunicação com os colaboradores: análise de estudos de caso 4.1. Boas práticas na comunicação com os colaboradores 4.2. O papel da liderança na comunicação interna 4.3. O papel da comunicação na gestão da mudança 4.4. Como comunicar benefícios 4.5. Employer Branding, Employee Engagement and Employee Experience 4.6. O futuro da Comunicação com os colaboradores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: OA1 CP2, CP3: OA2, OA3 CP3, CP4, CP5: OA4
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: a presença em sala igual ou superior a 80% e classificação igual ou superior a 7,5 valores nos dois momentos abaixo referidos -Teste individual escrito em sala - 60% -Trabalho em grupo (escrito e oral) - 40% Os estudantes que não cumpram os requisitos atrás enunciados poderão realizar a UC por exame final (exercício escrito individual em sala, sem consulta, com uma valoração de 100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem inclui aulas teórico-práticas com exercícios de grupo e discussão de estudos de caso (metodologias expositivas, participativas e ativas). O trabalho de grupo implica a identificação de um problema organizacional (ou uma oportunidade de desenvolvimento de uma área organizacional específica) e consequente definição de uma intervenção no domínio da CO. O trabalho de grupo é apresentado nas últimas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Met. Expositivas: todos os OA Met. Participativas: OA1, OA2, OA3 Met. Ativas: OA4
Observações / Observations
Se necessário, será sugerida literatura adicional ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://e-learning.iscte.pt/
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith, L. (2008). Effective Internal Communication. 2ªEd. CIRP. UK FitzPatrick, L. and Valskov, K. (2014). Internal Communication: A Manual for practitioners. 1ªed. Kogan Page Kunsch, M. M. K. (2003) Planejamento de Relac?o?es Pu?blicas na Comunicac?a?o Integrada. 4a ed. Sa?o Paulo, Summus. Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication ? Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. 1ªEd. Aviva Publishers. NY
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ruck, K. (2015). Ed. Exploring Internal Communication ? Towards Informed Employee Voice. 3ªEd. Gower Littlejohn, S., Foss, K., Oetzel, J. (2017): Theories of human communication, 11th ed., Waveland Press Inc., .Long Grove, Illinois. Broom, G e Sha, B (2013) Cutlip and Center?s Effective Public Relations. N Jersey. Prentice Hall.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25