Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02431
Acrónimo :
02431
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende desenvolver a capacidade crítica de avaliação do desempenho dos especialistas de Recursos Humanos segundo uma perspectiva ética e de profissionalização

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Conhecer os valores e princípios éticos que regem os especialistas em GRH 2.Avaliar criticamente as competências de especialistas em GRH; 3.Aplicar de forma prática e sistemática as competências desenvolvidas no primeiro ciclo de estudos em GRH;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Deontologia 1.1 Princípios éticos 1.2 Códigos deontológicos 1.3 Dilemas éticos em contexto de GRH 2.Competências profissionais em GRH 2.1 Competências profissionais em especialistas de GRH 2.2 Aplicação das competências profissionais a problemas transversais às áreas de GRH

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a que os alunos conheçam os princípios éticos aplicados à GRH (OA 1) serão expostos as principais teorizações e será efectuada uma comparação dos códigos de ética associados a esta profissão (P1). Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade crítica quer das competências de RH (OA 2) quer das suas possibilidades de aplicação (OA 3) serão apresentados alguns problemas atuais da GRH bem como as formas integradoras de políticas de RH para encontrar propostas de actuação ( P2)

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada apenas ao longo do período lectivo não existindo 2ª avaliação em exame: Aplicação Prática (100%);

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver a capacidade crítica nesta UC utilizar-se-ão as seguintes metodologias: 1.Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2.Discussão de casos práticos; 3.Elaboração assistida de uma aplicação prática

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos conheçam os princípios éticos aplicados à GRH (OA 1) será efectuada uma análise comparativa dos códigos de ética associados a esta profissão. Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade crítica quer das competências de RH quer da aplicação dos princípios éticos (OA 1, OA 2) bem como da sistematização de competências (OA 3) serão discutidos dilemas éticos e casos práticos relacionados com aspectos transversais às diferentes áreas de GRH, sendo no final elaborado uma aplicação integradora das aprendizagens efectuadas ao longo do ciclo de estudos.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- CIPD (2012). Code of Professional Conduct. Retirado de www.cipd.co.uk - Budd, J. e Scoville, J. (2005). The ethics of human resources and industrial relations, Labor and Employment Relations Association - APG (2007). Código de Ética na Gestão das Pessoas. Retirado de www.apg.pt - Akanda, A. (2013). The practicalities of human resources, Author House

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Wiley, C. (2000). Ethical standards for human resource management professionals: A comparative analysis of five major codes. Journal of Business Ethics, 25, 93-114. - Islam, G (2012). Recognition, reification, and practices of forgetting: Ethical implications of human resource management. Journal of Business Ethics, 111, 37-48. - Edwards, J., Scott, J. e Raju, N. (2003). The human resources program - Evaluation handbook. Sage Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16