Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02431
Acrónimo :
02431
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende desenvolver a capacidade crítica de avaliação do desempenho dos especialistas de Recursos Humanos segundo uma perspectiva ética e de profissionalização

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá: (OA1) Conhecer os valores e princípios éticos que regem os especialistas em GRH; e ter adquirido as competências para: (OA2) Avaliar criticamente as competências de especialistas em GRH; (OA3) Aplicar de forma prática e sistemática as competências desenvolvidas no primeiro ciclo de estudos em GRH

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Deontologia 1.1 Princípios éticos 1.2 Códigos deontológicos 1.3 Dilemas éticos em contexto de GRH P2. Competências profissionais em GRH 2.1 Competências profissionais em especialistas de GRH 2.2 Aplicação das competências profissionais a problemas transversais às áreas de GRH

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a que os alunos conheçam os princípios éticos aplicados à GRH (OA 1) serão expostas as principais teorizações (P1.1.), efetuada uma comparação dos códigos de ética associados a esta profissão (P1.2) e analisados alguns dilemas éticos em contexto de GRH (P1.3) Para que os alunos possam desenvolver a capacidade crítica das competências de GRH (OA 2) serão apresentadas as principais tendências em termos de mercado e tecnologia e competências essenciais ao desempenho (P2.1). Para a demonstração das possibilidades de aplicação das competências desenvolvidas (OA 3) serão apresentados alguns problemas de contexto atuai da GRH bem como as formas integradoras de políticas de RH para encontrar propostas de atuação ( P2.2)

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada ao longo do período letivo sob a forma de participação em aula e elaboração continuada de um trabalho individual escrito de aplicação Prática, com ponderação de 100% na nota final. Esta Aplicação Prática consistirá na resolução, ao longo do semestre, de um exercício de simulação aplicado a um contexto específico e prevê a apresentação de soluções e instrumentos de suporte à resolução, bem como uma reflexão critica sobre o contexto da GRH A avaliação ocorre apenas durante o período de aulas, não estando prevista a avaliação em exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas (TP), envolvendo metodologias expositiva, participativa e ativa com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e fomentar a análise e discussão de problemas reais e as soluções existentes. A metodologia expositiva é usada em todos os pontos do programa com um propósito de enquadramento teórico dos principais referências, conceitos e princípios. A metodologia participativa, visa o desenvolvimento da capacidade critica e de integração dos princípios éticos e deontológicos no âmbito da GRH. Será desenvolvida pela integração reflexiva de conceitos e princípios através da análise e discussão de casos práticos, nomeadamente o visionamento e análise de vídeos incidindo em situações reais. Ainda com uma logica participativa, será proporcionado aos alunos a partilha por parte de um convidado externo (profissional da área) a partilha de experiências profissionais e consequente debate. A metodologia ativa envolve o trabalho de autoestudo e elaboração assistida de uma aplicação prática em contexto de simulação de situação real, em que os alunos perante uma situação concreta, desenvolverão uma análise de reflexão critica e proporão um conjunto de soluções e suportes com vista à resolução da situação apresentada. Integrando todos os pontos do programa e fazendo apelo aos conhecimentos durante a licenciatura, pretende-se desta forma criar condições para a promoção da autonomia e capacidade critica e de decisão dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia expositiva, tem por objetivo que os alunos conheçam os princípios éticos aplicados à GRH (OA 1) e será demonstrada no trabalho final (simulação) através do rigor ético e deontológico e qualidade das propostas apresentadas. A metodologia participativa, visa essencialmente o desenvolvimento da capacidade critica quer das competências de RH quer da aplicação dos princípios éticos (OA 1, OA 2) face ao confronto com situações reais através da análise e discussão de casos reais e/ou simulações. A metodologia ativa suporta o objetivo de sistematização de competências aplicadas em contexto de GRH (OA 3) e será avaliado pela aplicação integradora das aprendizagens efetuadas ao longo do ciclo de estudos, aquando da elaboração do trabalho final de simulação. Transversal a todos os AO, está presente uma metodologia do autoestudo, regulada pelo aluno, pois envolve leituras, pesquisas, resolução dos casos e preparação da proposta para o trabalho final de Aplicação Prática

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- APG (2012). Código de Ética na Gestão das Pessoas. Retirado de https://www.apg.pt/downloads/file473_pt.pdf - Budd, J. W., & Scoville, J. G. (2005). The ethics of human resources and industrial relations. Cornell University Press. - CIPD (2023). Code of Conduct and Ethics. Retirado de https://www.cipd.org/globalassets/media/comms/code-of-conduct/2023-cipd-code-of-conduct-and-ethics.pdf - Sims, R. R., & Bias, S. K. (2021). Human Resources Management and Ethics: Responsibilities, Actions, Issues, and Experiences. IAP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Akanda, A. (2013). The practicalities of human resources, Author House - Edwards, J., Scott, J. e Raju, N. (2003). The human resources program - Evaluation handbook. Sage Publications - Islam, G (2012). Recognition, reification, and practices of forgetting: Ethical implications of human resource management. Journal of Business Ethics, 111, 37-48. - Wiley, C. (2000). Ethical standards for human resource management professionals: A comparative analysis of five major codes. Journal of Business Ethics, 25, 93-114.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-11-21