Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos com ferramentas que ajudem a estruturar e a explorar decisões estratégicas caracterizadas pela existência de múltiplos objetivos, incerteza, complexidade e diferenças de opinião. Serve igualmente para estimular a investigação em domínios emergentes criados pela globalização, mudança de políticas, avanços tecnológicos e novas tendências na prática da gestão estratégica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Aprofundar os conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica, numa ótica de aplicação concreta às empresas e organizações. OA2. Dominar técnicas analíticas de preparação de um processo de gestão estratégica. OA3. Ter a capacidade de desenvolvimento e adoção de modelos, processos e ferramentas que ajudem a estruturar, explorar e apoiar decisões estratégicas. OA4. Aperceber-se da importância do controlo e feedback na análise de decisões estratégicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1. O processo de apoio à tomada de decisão estratégica CP2. Introdução à análise de decisão CP3. Modelos multicritério de valor CP4. Metodologias de estruturação CP5. Afetação de recursos, priorização e orçamentação CP6. Modelação de risco e incerteza CP7. Aplicações e discussão de casos de estudo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) teóricos encontram-se associados ao objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: CP1 aborda o processo de apoio à tomada de decisão estratégica, alinhando-se com OA1 ao explorar como estruturar decisões para empresas. CP2 está associado ao OA2, que enfatiza técnicas analíticas essenciais para gestão estratégica. CP3 suporta o OA3 ao capacitar o uso de ferramentas para decisões complexas. CP4 e CP5 contribuem para o OA3, que requer habilidades na estruturação e gestão estratégica. CP6 sustenta o OA4 ao realçar a importância do controle e feedback na análise de decisões estratégicas. CP7 atende a múltiplos OAs, promovendo aplicação prática dos conceitos em contextos reais de gestão estratégica.
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias ensino (ME) adotadas estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. A estrutura da disciplina garante um equilíbrio entre os fundamentos teóricos e o desenvolvimento de competências práticas, preparando os estudantes para tomar decisões eficazes em ambientes empresariais complexos. ME1. Aulas teóricas: São utilizadas aulas expositivas para introduzir e explicar conceitos teóricos chave, como processos de tomada de decisão estratégica, análise de decisão e modelação de risco. Estas sessões são interativas, permitindo discussões e questões para aprofundar a compreensão. ME2. Workshops e estudos de caso: Workshops práticos e estudos de caso são elementos essenciais da disciplina. Estas sessões focam-se na aplicação do conhecimento teórico a situações do mundo real. Os estudantes participam em atividades de grupo para analisar estudos de caso, desenvolver planos estratégicos e apresentar as suas conclusões. Este método promove competências práticas em tomada de decisão, resolução de problemas e planeamento estratégico. ME3. Trabalhos e avaliações: Para promover a aprendizagem autónoma, os estudantes têm leituras, exercícios e trabalhos alinhados com os objetivos da disciplina. Incluem revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios sobre estudos de caso. Estas tarefas são desenhadas para reforçar os conceitos teóricos e melhorar as competências de análise crítica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino (ME) e a avaliação foram cuidadosamente selecionadas para garantir uma cobertura abrangente e eficaz dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: ME1. Aulas teóricas: As aulas teóricas são fundamentais para atingir os OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6, que visa aprofundar os conceitos teóricos em contextos empresariais reais. ME2. Workshops e estudos de caso: Os workshops práticos e estudos de caso apoiam diretamente o OA7, proporcionando oportunidades para os estudantes desenvolverem e adotarem modelos, processos e ferramentas na estruturação e exploração de decisões estratégicas. ME3. Trabalhos e avaliações: Os trabalhos e avaliações são desenhados para promover a aprendizagem autónoma alinhada com todos os OAs. Incluem leituras, exercícios e tarefas práticas como revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios de estudos de caso. As estratégias de avaliação são desenhadas para avaliar de forma eficaz o alcance dos objetivos de aprendizagem: Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre): Esta opção inclui um teste escrito individual (50%) e um projeto de grupo (50%). O teste individual avalia o conhecimento teórico (alinhado com ME1), testando a compreensão dos conceitos de gestão estratégica (OA1 a OA6). O projeto de grupo avalia as competências práticas (alinhado com ME2), analisando a capacidade dos estudantes de desenvolver planos estratégicos e aplicar técnicas analíticas em cenários reais (OA7). Opção 2 (Avaliação por exame): Esta opção avalia os estudantes com base num exame final, que cobrirá o conhecimento teórico (OA1 e OA7). Embora esta metodologia avalie predominantemente a compreensão teórica, as questões do exame são desenhadas para também testar o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento em contextos de tomada de decisão estratégica.
Observações / Observations
É aceite o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) desde que o resultado do teste "Anti-ChatGPT" seja inferior a 10%. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022). Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach. Technological Forecasting & Social Change, 174, 1-9. Howick, S.; Ackermann, F.; Walls, L.; Quigley, J. & Houghton, T. (2017). Learning from mixed OR method practice: The NINES case study. Omega - The International Journal of Management Science, 69, 70-81. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021). Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion. Germany: Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ackerman, F. & Eden, C. (2011). Making Strategy: Mapping Out Strategic Success. London: Sage. Ferreira, F. (2011). Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão (1st Edition), Faro: Universidade do Algarve e FCT. Grant, R. (2018). Contemporary Strategy Analysis (10th Edition), Wiley. Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22