Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02435
Acrónimo :
02435
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos com ferramentas que ajudem a estruturar e a explorar decisões estratégicas caracterizadas pela existência de múltiplos objetivos, incerteza, complexidade e diferenças de opinião. Serve igualmente para estimular a investigação em domínios emergentes criados pela globalização, mudança de políticas, avanços tecnológicos e novas tendências na prática da gestão estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Depois do curso, os alunos devem estar preparados para: a) Aprofundar os conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica, numa ótica de aplicação concreta às empresas e organizações. b) Dominar técnicas analíticas de preparação de um processo de gestão estratégica. c) Ter a capacidade de desenvolvimento e adoção de modelos, processos e ferramentas que ajudem a estruturar, explorar e apoiar decisões estratégicas. d) Aperceber-se da importância do controlo e feedback na análise de decisões estratégicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) O processo de apoio à tomada de decisão estratégica 2) Introdução à análise de decisão 3) Modelos multicritério de valor 4) Metodologias de Estruturação 5) Afetação de recursos, priorização e orçamentação 6) Modelação de risco e incerteza 7) Aplicações e discussão de casos de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1) e 2). Objetivo B: coberto pelo tópico programático 3) e 4). Objetivo C: coberto pelo tópico programático 5) e 6). Objetivo D: coberto pelo tópico programático 7).

Avaliação / Assessment


- Trabalho de grupo – 25%. - Preparação e discussão de casos práticos – 25%. - Exame Final – 40%. - Participação na aula – 10%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1) Expositivo, teórico-prático. 2) Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula. 3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1), 2) e 7). Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 3), 4), 5), 6) e 7). Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 4), 5) e 6). Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 7).

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Henry, A. (2011), Understanding Strategic Management, London: Oxford. Grant, R. (2008), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6th Ed. Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-22