Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02436
Acrónimo :
02436
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Obrigatoriedade de frequência e aprovação anterior na unidade curricular de Estratégia e Desenvolvimento Empresarial

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objetivo explorar a forma como os gestores podem criar e/ou rever os sistemas de medição de desempenho nas suas organizações. O programa visa facultar aos alunos abordagens práticas, técnicas e ferramentas para projetar, implementar e utilizar sistemas de medição de desempenho, a fim de gerir e melhorar o desempenho dos negócios da empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Identificar o que deve ser mensurado e gerido. OA2. Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance. OA3. Compreender o papel dos sistemas de avaliação do desempenho na monitorização e na melhoria das práticas de gestão. OA4. Entender como a mensuração do desempenho pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1. Introdução -Complementos de gestão estratégica -A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão -Principais dificuldades num processo de decisão -Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão CP2. O processo de mensuração e apoio à decisão -Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão -Principais paradigmas e convicções -Etapas do processo de avaliação da performance -Métodos de estruturação -Representação do problema de decisão enquanto problema complexo CP3. Decisão com múltiplos critérios -Objetivos e atributos -Avaliação multicritério e trade-offs -Construção de funções de valor -Software para decisões com múltiplos objetivos CP4. Implementação do processo de mensuração -Pré-análise -Avaliação de resultados -Formulação de recomendações CP5. Aplicações e discussão de casos de estudo -Estudo de caso na banca de retalho -Estudo de caso no mercado de habitação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) teóricos encontram-se associados ao objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: CP1 aborda o processo de mensuração do desempenho, alinhando-se com OA1 ao servir de base para identificar o que deve ser mensurado e gerido. CP2 está associado ao OA2, que enfatiza técnicas analíticas essenciais para a mensuração do desempenho. CP3 suporta o OA3 ao capacitar o uso de ferramentas para cálculo de trade-offs em decisões complexas. CP4 contribui para o OA3 e para o OA4 ao realçar a importância do controle e feedback na implementação de um sistema de avaliação da performance. CP5 atende a múltiplos OAs, promovendo aplicação prática dos conceitos em contextos reais de gestão estratégica.

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias ensino (ME) adotadas estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. A estrutura da disciplina garante um equilíbrio entre os fundamentos teóricos e o desenvolvimento de competências práticas, preparando os estudantes para tomar decisões eficazes em ambientes empresariais complexos. ME1. Aulas teóricas: São utilizadas aulas expositivas para introduzir e explicar conceitos teóricos chave, como processos de tomada de decisão estratégica, análise de decisão e modelação de risco. Estas sessões são interativas, permitindo discussões e questões para aprofundar a compreensão. ME2. Workshops e estudos de caso: Workshops práticos e estudos de caso são elementos essenciais da disciplina. Estas sessões focam-se na aplicação do conhecimento teórico a situações do mundo real. Os estudantes participam em atividades de grupo para analisar estudos de caso, desenvolver planos estratégicos e apresentar as suas conclusões. Este método promove competências práticas em tomada de decisão, resolução de problemas e planeamento estratégico. ME3. Trabalhos e avaliações: Para promover a aprendizagem autónoma, os estudantes têm leituras, exercícios e trabalhos alinhados com os objetivos da disciplina. Incluem revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios sobre estudos de caso. Estas tarefas são desenhadas para reforçar os conceitos teóricos e melhorar as competências de análise crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) e a avaliação foram cuidadosamente selecionadas para garantir uma cobertura abrangente e eficaz dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: ME1. Aulas teóricas: As aulas teóricas são fundamentais para atingir os OA1, OA2, OA3 e OA4, que visam aprofundar os conceitos teóricos em contextos empresariais reais. ME2. Workshops e estudos de caso: Os workshops práticos e estudos de caso apoiam diretamente o OA4, proporcionando oportunidades para os estudantes desenvolverem e adotarem modelos, processos e ferramentas na avaliação da performance de negócio. ME3. Trabalhos e avaliações: Os trabalhos e avaliações são desenhados para promover a aprendizagem autónoma alinhada com todos os OAs. Incluem leituras, exercícios e tarefas práticas como revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios de estudos de caso. As estratégias de avaliação são desenhadas para avaliar de forma eficaz o alcance dos objetivos de aprendizagem: Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre): Esta opção inclui um teste escrito individual (50%) e um projeto de grupo (50%). O teste individual avalia o conhecimento teórico (alinhado com ME1), testando a compreensão dos conceitos de avaliação da performance de negócio (OA1 a OA4). O projeto de grupo avalia as competências práticas (alinhado com ME2), analisando a capacidade dos estudantes de desenvolver planos estratégicos e aplicar técnicas analíticas em cenários reais (OA4). Opção 2 (Avaliação por exame): Esta opção avalia os estudantes com base num exame final, que cobrirá o conhecimento teórico (OA1 e OA4). Embora esta metodologia avalie predominantemente a compreensão teórica, as questões do exame são desenhadas para também testar o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento em contextos de tomada de decisão estratégica.

Observações / Observations


É aceite o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) desde que o resultado do teste "Anti-ChatGPT" seja inferior a 10%. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022). Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach. Technological Forecasting & Social Change, 174, 1-9. Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis (11th Edition), Wiley. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021). Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion. Germany: Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ackerman, F. & Eden, C. (2011). Making Strategy: Mapping Out Strategic Success. London: Sage. Ferreira, F. (2011). Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão (1st Edition), Faro: Universidade do Algarve e FCT. Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27