Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02436
Acrónimo :
02436
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estratégia e Desenvolvimento Empresarial

Objetivos Gerais / Objectives


Explorar a forma como os gestores podem criar e/ou rever os sistemas de medição de desempenho nas suas organizações. O programa visa facultar aos alunos abordagens práticas, técnicas e ferramentas para projetar, implementar e utilizar sistemas de medição de desempenho, a fim de gerir e melhorar o desempenho dos negócios da empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Depois do curso, os alunos devem estar preparados para: a) Identificar o que deve ser mensurado e gerido. b) Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance. c) Compreender o papel dos sistemas de avaliação da performance na monotorização e na melhoria das práticas de gestão. d) Entender como a mensuração da performance pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução -Complementos de gestão estratégica -A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão -Principais dificuldades num processo de decisão -Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão 2) O processo de mensuração e apoio à decisão -Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão -Principais paradigmas e convicções -Etapas do processo de avaliação da performance -Métodos de estruturação -Representação do problema de decisão enquanto problema complexo 3) Decisão com múltiplos critérios -Objetivos e atributos -Avaliação multicritério e trade-offs -Construção de funções de valor -Software para decisões com múltiplos objetivos 4) Implementação do processo de mensuração -Pré-análise -Avaliação de resultados -Formulação de recomendações 5) Aplicações e discussão de casos de estudo -Estudo de caso na banca de retalho -Estudo de caso em finanças empresariais -Estudo de caso no mercado de habitação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1) e 2). Objetivo B: coberto pelo tópico programático 3) e 4). Objetivo C: coberto pelo tópico programático 3) e 4). Objetivo D: coberto pelo tópico programático 5).

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação Contínua) - Trabalho de Grupo: 40%. - Teste Escrito Individual: 60%. Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes de avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1) Expositivo, teórico-prático. 2) Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula. 3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1), 2) e 5). Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 3), 4) e 5). Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 3), 4) e 5). Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 5).

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022); Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach; Technological Forecasting & Social Change; Vol. 174, 1-9. Howick, S.; Ackermann, F.; Walls, L.; Quigley, J. & Houghton, T. (2017), Learning from mixed OR method practice: The NINES case study, Omega - The International Journal of Management Science, Vol. 69, 70-81. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021), Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion, Springer, Germany.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer. Grant, R. (2018), Contemporary Strategy Analysis (10th Edition), Wiley. Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed. Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16