Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Fornecer uma visão atual dos conceitos e práticas de sustentabilidade e como eles são aplicados em contextos do mundo real. 2. Articular as diferentes maneiras em que a sustentabilidade é entendida com os conceitos de produtividade, de responsabilidade social corporativa e de cidadania. 3. Discutir e caracterizar os componentes da sustentabilidade e analisar a complexidade das interações entre sistemas naturais e sociais que devem ser consideradas em Gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Alunos deverão ser capazes de: OA1. Compreender os fundamentos da Sustentabilidade e Gestão Sustentável no contexto do Triple Bottom Line. OA2. Compreender como a gestão ambiental eficaz e estratégias sustentáveis podem aumentar as oportunidades de negócio, reduzir o risco e dependência de recursos, promover a cooperação e diminuir o impacto ambiental. OA3. Rever a questão dos impactos ambientais e desenvolver modelos de adaptação e estratégias de mitigação economicamente eficientes. OA4. Refletir sobre o facto de que os gestores devem compreender os custos financeiros e os benefícios da prática da sustentabilidade. OA5. Aplicar a teoria a casos de estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos de sustentabilidade e boas práticas; CP2. Padrões de sustentabilidade; CP3. Cultura do Desperdício; CP4. Abordagens Industriais e de Negócios sobre a sustentabilidade; CP5. Sustentabilidade Energética vs Alterações Climáticas; CP6. Soluções Sustentáveis para a Gestão de Recursos Naturais; CP7. Como Medir a sustentabilidade; CP8. Desenvolver o Compromisso na sustentabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1-CP2 irão expor os estudantes aos fundamentos da Sustentabilidade e Gestão Sustentável no contexto do Triple Bottom Line (OA1). Os conteúdos CP3-CP4 permitirão aos alunos compreender como a gestão ambiental eficaz e estratégias sustentáveis podem aumentar as oportunidades de negócio, reduzir o risco e a dependência de recursos, promover a cooperação e diminuir o impacto ambiental (OA2). A compreensão dos impactos ambientais e o desenvolvimento de modelos de adaptação e estratégias de mitigação economicamente eficientes (OA3) serão abordados em CP3, CP5 e CP6. Os conteúdos CP3-CP4, CP7-CP8 levarão os estudantes a refletir sobre os custos financeiros e os benefícios da prática da sustentabilidade (OA4). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP8) permitirão aplicar a teoria a casos de estudo (OA5).
Avaliação / Assessment
Dois sistemas alternativos: OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1) Assiduidade e participação (5%) >80% aulas assistidas 2) Dois trabalhos de Grupo (5 alunos) (25%) 3) Trabalho individual (AACSB) (20%) 4) Teste escrito individual (50%) A aprovação é obtida com a média ponderada das três componentes superior a 9.5 valores, e nota mínima de 8,5 valores nas componentes de avaliação 2, 3, 4. OPÇÃO 2: AVALIAÇÃO POR EXAME Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior. Aprovação com 10 valores ou superior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo e exercícios, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos pelo desenvolvimento dos trabalhos de grupo e individuais, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
> Chandler, David (2019). Strategic Corporate Social Responsibility, 5th, SAGE - Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns. > Lacy, Peter; Long, Jessica; Spindler, Wesley (2020) The circular economy handbook: realizing the circular advantage. London: Palgrave Macmillan, 2020. XXXIII, 350 p. ISBN 9781349959679. > Read, C. (2023). Understanding Sustainability Principles and ESG Policies: A multidisciplinary approach to public and corporate responses to climate change (1st ed.). Springer Nature.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
> Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149 > Blewitt, John (2018) Understanding sustainable development. London: Routledge. VIII, 418 p. ISBN 9781138205956. Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK). > Elkington, J. (1998). Cannibals with Forks. New Society Publishers, Gabriola Island, B.C., Canada. http://books.google.pt/books/about/Cannibals_with_forks.html?id=dIJAbIM7XNcC&redir_esc=y 1 > Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850. > Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768 > Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05