Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02439
Acrónimo :
02439
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Fornecer uma visão atual dos conceitos e práticas de sustentabilidade e como eles são aplicados em contextos do mundo real. 2. Articular as diferentes maneiras em que a sustentabilidade é entendida com os conceitos de produtividade, de responsabilidade social corporativa e de cidadania. 3. Discutir e caracterizar os componentes da sustentabilidade e analisar a complexidade das interações entre sistemas naturais e sociais que devem ser consideradas em Gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Alunos deverão ser capazes de: OA1. Compreender os fundamentos da Sustentabilidade e Gestão Sustentável no contexto do Triple Bottom Line. OA2. Compreender como a gestão ambiental eficaz e estratégias sustentáveis podem aumentar as oportunidades de negócio, reduzir o risco e dependência de recursos, promover a cooperação e diminuir o impacto ambiental. OA3. Rever a questão dos impactos ambientais e desenvolver modelos de adaptação e estratégias de mitigação economicamente eficientes. OA4. Refletir sobre o facto de que os gestores devem compreender os custos financeiros e os benefícios da prática da sustentabilidade. OA5. Aplicar a teoria a casos de estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos de sustentabilidade e boas práticas; CP2. Padrões de sustentabilidade; CP3. Cultura do Desperdício; CP4. Abordagens Industriais e de Negócios sobre a sustentabilidade; CP5. Sustentabilidade Energética vs Alterações Climáticas; CP6. Soluções Sustentáveis para a Gestão de Recursos Naturais; CP7. Como Medir a sustentabilidade; CP8. Desenvolver o Compromisso na sustentabilidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2 OA2: CP3, CP4 OA3: CP3, CP5, CP6 OA4: CP3, CP4, CP7, CP8 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: 1) Participação, assiduidade (>80%) e pontualidade 2) Dois trabalhos de Grupo (5 alunos) (30%) 3) Trabalho individual (AACSB) (20%) 4) Teste escrito individual (50%) A aprovação é obtida com a média ponderada das três componentes superior a 10 valores, e nota mínima de 8,5 valores nas componentes de avaliação 2, 3, 4. Avaliação por exame final individual: Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior. Aprovação com 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. Todos 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. Todos 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


5. MITCHELL, Bruce - Resource and environmental management. Oxford: Oxford University Press, 2019. 368 p. ISBN 9780190885823. 4. LACY, Peter; LONG, Jessica, co-aut.; SPINDLER, Wesley, coaut. - The circular economy handbook: realizing the circular advantage. London: Palgrave Macmillan, 2020. XXXIII, 350 p. ISBN 9781349959679. 3. FOCHT, Will, ed. lit. - Education for sustainable human and environmental systems: from theory to practice. London: Routledge, 2019. XXVIII, 268 p. ISBN 9780815399520. 2. BLEWITT, John - Understanding sustainable development. London: Routledge, 2018. VIII, 418 p. ISBN 9781138205956. 1. BÄCKSTRAND, Karin, ed. lit.; KRONSELL, Annica, ed. lit. - Rethinking the green state: environmental governance towards climate and sustainability transitions. New York: Routledge, 2015. XV, 261 p. ISBN 9781138792517.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


13. Theis, T. and Tomkin, J. (Editors) (2012). Sustainability: A Comprehensive Foundation. Rice University, Houston, Texas (free online textbook). http://www.earth.illinois.edu/sustain/sustainability_text.html 12. Seidl, I. and Tisdell, C. (1999). Carrying Capacity Reconsidered: from Malthus' population theory to cultural carrying capacity. Ecological Economics, Volume 31, Issue 3, December 1999, pp. 395-408. See at: http://www.webpages.uidaho.edu/sustainability/chapters/ch08/ch08-p02.asp#sthash.OBpGvZ3C.dpuf 11. Palevich, R. (2012). The Lean Sustainable Supply Chain: How to Create a Green Infrastructure 10. Menzies, R. (2008). Sustainability Agenda: Challenges and How to Address Them. Accountancy Ireland, December, pp. 39-41. 9. Jabareen, Y. (2008). A New Conceptual Framework for Sustainable Development. Environment, Development and Sustainability, April, pp. 179-192. 8. International Organization for Standardization (2010). ISO 26000: Guidance on Social Responsibility, First Edition, November 1, 2010, pp. 77-78. http://www.iso.org/iso/home/standards/iso26000.htm?archive=all 7. Holledge, R. (2008). Staying the Distance: A Surfeit of Buzz Words Can Obscure the Real Meaning of Sustainability. Financial Times, February 16, p. 1. 6. Handbook for Implementers of ISO 26000 (2011). For Small and Medium Sized Businesses. Version two, by ECOLOGIA, licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. (Free online textbook). http://www.ecologia.org/isosr/ISO26000Handbook.pdf 5. Graymore, M.L.M., Sipe, N., Roy, G. and Rickson, E. (2010). Sustaining Human Carrying Capacity: A tool for regional sustainability assessment. Ecological Economics, Volume 69, Issue 3, January, pp 459-468 4. Googins, B.K., Mirvis, P.H., and Rochlin, S.A. (2007). Beyond Good Company: Next Generation Corporate Citizenship. New York: Palgrave MacMillan. Also available in ebook: http://www.ebooks.com/358576/beyond-good-company/googins-b-mirvis-prochlin-s/ 3. Farver, S. (2013). Mainstreaming Corporate Sustainability: Using Proven Tools to Promote Business Success. Cotati, CA: Greenfix, LLC. http://www.amazon.com/Mainstreaming-Corporate-Sustainability-Promote-Business/dp/1484135326 2. Elkington, J. (1998). Cannibals with Forks. New Society Publishers, Gabriola Island, B.C., Canada. http://books.google.pt/books/about/Cannibals_with_forks.html?id=dIJAbIM7XNcC&redir_esc=y 1. Blackburn, William R. (2012). The Sustainability Handbook.The Complete Management Guide to Achieving Social, Economic and Environmental Responsibility. Taylor and Francis Publish. Washington, DC: Environmental Law Institute. (Paperback version is fine) Also available in ebook: http://www.ebooks.com/430074/the-sustainability-handbook/blackburn-william-r-r/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16