Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Fornecer uma visão atual dos conceitos e práticas de sustentabilidade e como eles são aplicados em contextos do mundo real. 2. Articular as diferentes maneiras em que a sustentabilidade é entendida com os conceitos de produtividade, de responsabilidade social corporativa e de cidadania. 3. Discutir e caracterizar os componentes da sustentabilidade e analisar a complexidade das interações entre sistemas naturais e sociais que devem ser consideradas em Gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Alunos deverão ser capazes de: OA1. Compreender os fundamentos da Sustentabilidade e Gestão Sustentável no contexto do Triple Bottom Line. OA2. Compreender como a gestão ambiental eficaz e estratégias sustentáveis podem aumentar as oportunidades de negócio, reduzir o risco e dependência de recursos, promover a cooperação e diminuir o impacto ambiental. OA3. Rever a questão dos impactos ambientais e desenvolver modelos de adaptação e estratégias de mitigação economicamente eficientes. OA4. Refletir sobre o facto de que os gestores devem compreender os custos financeiros e os benefícios da prática da sustentabilidade. OA5. Aplicar a teoria a casos de estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos de sustentabilidade e boas práticas; CP2. Padrões de sustentabilidade; CP3. Cultura do Desperdício; CP4. Abordagens Industriais e de Negócios sobre a sustentabilidade; CP5. Sustentabilidade Energética vs Alterações Climáticas; CP6. Soluções Sustentáveis para a Gestão de Recursos Naturais; CP7. Como Medir a sustentabilidade; CP8. Desenvolver o Compromisso na sustentabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1-CP2 irão expor os estudantes aos fundamentos da Sustentabilidade e Gestão Sustentável no contexto do Triple Bottom Line (OA1). Os conteúdos CP3-CP4 permitirão aos alunos compreender como a gestão ambiental eficaz e estratégias sustentáveis podem aumentar as oportunidades de negócio, reduzir o risco e a dependência de recursos, promover a cooperação e diminuir o impacto ambiental (OA2). A compreensão dos impactos ambientais e o desenvolvimento de modelos de adaptação e estratégias de mitigação economicamente eficientes (OA3) serão abordados em CP3, CP5 e CP6. Os conteúdos CP3-CP4, CP7-CP8 levarão os estudantes a refletir sobre os custos financeiros e os benefícios da prática da sustentabilidade (OA4). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP8) permitirão aplicar a teoria a casos de estudo (OA5).
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1) Assiduidade >80% 2) Dois trabalhos de Grupo (5 alunos) (30%) 3) Trabalho individual (AACSB) (20%) 4) Teste escrito individual (50%) A aprovação é obtida com a média ponderada das três componentes superior a 9.5 valores, e nota mínima de 8,5 valores nas componentes de avaliação 2, 3, 4. OPÇÃO 2: AVALIAÇÃO POR EXAME Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior. Aprovação com 10 valores ou superior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios; 3. Ativas e Experimentais: com realização de exercícios, individuais e em grupo. 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo e exercícios, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos pelo desenvolvimento dos trabalhos de grupo e individuais, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
MITCHELL, Bruce (2019) Resource and environmental management. Oxford: Oxford University Press. 368 p. ISBN 9780190885823. LACY, Peter; LONG, Jessica; SPINDLER, Wesley (2020) The circular economy handbook: realizing the circular advantage. London: Palgrave Macmillan, 2020. XXXIII, 350 p. ISBN 9781349959679. FOCHT, Will (2019) Education for sustainable human and environmental systems: from theory to practice. London: Routledge, XXVIII, 268 p. ISBN 9780815399520. BLEWITT, John (2018) Understanding sustainable development. London: Routledge. VIII, 418 p. ISBN 9781138205956.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
14. BÄCKSTRAND K and KRONSELL A (2015) Rethinking the green state: environmental governance towards climate and sustainability transitions. New York: Routledge. XV, 261 p. ISBN 9781138792517. 13. Theis, T. and Tomkin, J. (Editors) (2012). Sustainability: A Comprehensive Foundation. Rice University, Houston, Texas (free online textbook). http://www.earth.illinois.edu/sustain/sustainability_text.html 12. Seidl, I. and Tisdell, C. (1999). Carrying Capacity Reconsidered: from Malthus' population theory to cultural carrying capacity. Ecological Economics, Volume 31, Issue 3, December 1999, pp. 395-408. See at: http://www.webpages.uidaho.edu/sustainability/chapters/ch08/ch08-p02.asp#sthash.OBpGvZ3C.dpuf 11. Palevich, R. (2012). The Lean Sustainable Supply Chain: How to Create a Green Infrastructure 10. Menzies, R. (2008). Sustainability Agenda: Challenges and How to Address Them. Accountancy Ireland, December, pp. 39-41. 9. Jabareen, Y. (2008). A New Conceptual Framework for Sustainable Development. Environment, Development and Sustainability, April, pp. 179-192. 8. International Organization for Standardization (2010). ISO 26000: Guidance on Social Responsibility, First Edition, November 1, 2010, pp. 77-78. http://www.iso.org/iso/home/standards/iso26000.htm?archive=all 7. Holledge, R. (2008). Staying the Distance: A Surfeit of Buzz Words Can Obscure the Real Meaning of Sustainability. Financial Times, February 16, p. 1. 6. Handbook for Implementers of ISO 26000 (2011). For Small and Medium Sized Businesses. Version two, by ECOLOGIA, licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. (Free online textbook). http://www.ecologia.org/isosr/ISO26000Handbook.pdf 5. Graymore, M.L.M., Sipe, N., Roy, G. and Rickson, E. (2010). Sustaining Human Carrying Capacity: A tool for regional sustainability assessment. Ecological Economics, Volume 69, Issue 3, January, pp 459-468 4. Googins, B.K., Mirvis, P.H., and Rochlin, S.A. (2007). Beyond Good Company: Next Generation Corporate Citizenship. New York: Palgrave MacMillan. Also available in ebook: http://www.ebooks.com/358576/beyond-good-company/googins-b-mirvis-prochlin-s/ 3. Farver, S. (2013). Mainstreaming Corporate Sustainability: Using Proven Tools to Promote Business Success. Cotati, CA: Greenfix, LLC. http://www.amazon.com/Mainstreaming-Corporate-Sustainability-Promote-Business/dp/1484135326 2. Elkington, J. (1998). Cannibals with Forks. New Society Publishers, Gabriola Island, B.C., Canada. http://books.google.pt/books/about/Cannibals_with_forks.html?id=dIJAbIM7XNcC&redir_esc=y 1. Blackburn, William R. (2012). The Sustainability Handbook.The Complete Management Guide to Achieving Social, Economic and Environmental Responsibility. Taylor and Francis Publish. Washington, DC: Environmental Law Institute. (Paperback version is fine) Also available in ebook: http://www.ebooks.com/430074/the-sustainability-handbook/blackburn-william-r-r/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30