Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar análises de regressão linear e análises de clusters a problemas concretos do contexto do marketing e vendas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o estudante deverá conseguir: - Realizar e interpretar os resultados dos métodos de regressão linear múltipla - Aplicar e interpretar os resultados de análise de clusters - Ter uma perspectiva crítica face a resultados estatísticos - Conseguir comunicar oralmente e por escrito os resultados da análise estatística de dados no âmbito do marketing e vendas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Regressão linear 2.Análise de clusters
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Regressão linear OA2 - Análise de clusters
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente. - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador. - Todos 5. Auto-estudo. - Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Maroco, J., 2014. Análise Estatística Com o SPSS Statistics, 6ª ed., Lisboa: Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16