Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02459
Acrónimo :
02459
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar análises de regressão linear e análises de clusters a problemas concretos do contexto do marketing e vendas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o estudante deverá conseguir: - Realizar e interpretar os resultados dos métodos de regressão linear múltipla - Aplicar e interpretar os resultados de análise de clusters - Ter uma perspectiva crítica face a resultados estatísticos - Conseguir comunicar oralmente e por escrito os resultados da análise estatística de dados no âmbito do marketing e vendas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Regressão linear 2.Análise de clusters

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Regressão linear OA2 - Análise de clusters

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente. - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador. - Todos 5. Auto-estudo. - Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maroco, J., 2014. Análise Estatística Com o SPSS Statistics, 6ª ed., Lisboa: Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16