Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02463
Acrónimo :
02463
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender o contexto da decisão da compra ou do fazer no âmbito de um projeto 2. Saber avaliar qual o melhor modelo contratual para gerir um contrato 3. Saber aplicar as técnicas e boas práticas de gestão de fornecedores e contratos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber preparar um pedido de proposta 2. Saber avaliar propostas e fornecedores 3. Saber gerir um contrato, reclamações e alterações 4. Saber auditar um contrato

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Análise de Make or Buy 2. Tipos de contratos e de âmbitos 3. Planeamento do processo de gestão de compras 4. Técnicas de avaliação de propostas 5. Técnicas de negociação de contratos 6. Contratos e transferência de risco 7. Gestão de conflitos e reclamações 8. Gestão de alterações ao âmbito 9. Administração dos contratos 10. Auditoria e lições aprendidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos são todos baseados nos standards internacionais reconhecidos - PMBOK Guide sixth Edition e ISO 31000.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Instrução em sala com diapositivos em powerpoint Exercícios e estudos de caso No decurso da UC recorrer-se-á às seguintes metodologias: 1.Metodologias expositivas para apresentação dos quadros de referência (TA = 6 h). 2.Metodologias participativas com análise e discussão de casos (TA = 4 h). 3.Auto-estudo (TA = 30 h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 ME 2 - OA 2, OA3, OA 4 ME 3 - OA 2, OA3, OA 4 ME 4 - OA 2, OA3, OA 4 ME 5 - OA 2, OA3, OA 4

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-- Fleming, Q. (2013). Project Procurement Management: Contracting, Subcontracting, Teaming. Fmc Press -- PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16