Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
1. Compreender o contexto da decisão da compra ou do fazer no âmbito de um projeto 2. Saber avaliar qual o melhor modelo contratual para gerir um contrato 3. Saber aplicar as técnicas e boas práticas de gestão de fornecedores e contratos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber preparar um pedido de proposta 2. Saber avaliar propostas e fornecedores 3. Saber gerir um contrato, reclamações e alterações 4. Saber auditar um contrato
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Análise de Make or Buy 2. Tipos de contratos e de âmbitos 3. Planeamento do processo de gestão de compras 4. Técnicas de avaliação de propostas 5. Técnicas de negociação de contratos 6. Contratos e transferência de risco 7. Gestão de conflitos e reclamações 8. Gestão de alterações ao âmbito 9. Administração dos contratos 10. Auditoria e lições aprendidas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os conteúdos são todos baseados nos standards internacionais reconhecidos - PMBOK Guide sixth Edition e ISO 31000.
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Instrução em sala com diapositivos em powerpoint Exercícios e estudos de caso No decurso da UC recorrer-se-á às seguintes metodologias: 1.Metodologias expositivas para apresentação dos quadros de referência (TA = 6 h). 2.Metodologias participativas com análise e discussão de casos (TA = 4 h). 3.Auto-estudo (TA = 30 h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 ME 2 - OA 2, OA3, OA 4 ME 3 - OA 2, OA3, OA 4 ME 4 - OA 2, OA3, OA 4 ME 5 - OA 2, OA3, OA 4
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-- Fleming, Q. (2013). Project Procurement Management: Contracting, Subcontracting, Teaming. Fmc Press -- PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16