Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02465
Acrónimo :
02465
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
4.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender o contexto incerto e volátil e quais os seus impactos na gestão organizacional 2. Saber como enquadrar uma iniciativa organizacional no contributo para a estratégia da empresa 3. Entender a importância da gestão de benefícios para criar valor na organização

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber definir um problema de negócio 2. Saber interpretar e avaliar uma iniciativa de forma estratégica 3. Saber aplicar as principais técnicas de captura, modelação e estimação de benefícios

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Contexto da Gestão de Benefícios 2. Formulação do Projeto 3. Alinhamento Estratégico 4. Estimativa Benefícios 4.1 Plano de Informação 4.2 Modelação Paramétrica 4.3 Recolha de Dados 4.4 Análise de Sensibilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 4

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 2, OA3 ME 3 - OA 2, OA3 ME 4 - OA 2, OA3 ME 5 - OA 2, OA3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição Pereira, L. (2014). Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real, 1ª Edição, Editora Bnomics

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16