Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
1. Compreender o contexto incerto e volátil e quais os seus impactos na gestão organizacional 2. Saber como enquadrar uma iniciativa organizacional no contributo para a estratégia da empresa 3. Entender a importância da gestão de benefícios para criar valor na organização
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber definir um problema de negócio 2. Saber interpretar e avaliar uma iniciativa de forma estratégica 3. Saber aplicar as principais técnicas de captura, modelação e estimação de benefícios
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Contexto da Gestão de Benefícios 2. Formulação do Projeto 3. Alinhamento Estratégico 4. Estimativa Benefícios 4.1 Plano de Informação 4.2 Modelação Paramétrica 4.3 Recolha de Dados 4.4 Análise de Sensibilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 4
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 2, OA3 ME 3 - OA 2, OA3 ME 4 - OA 2, OA3 ME 5 - OA 2, OA3
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição Pereira, L. (2014). Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real, 1ª Edição, Editora Bnomics
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16