Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02466
Acrónimo :
02466
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos base da negociação e áreas que contribuem para um bom desempenho negocial e de gestão de conflitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os conceitos de negociação e gestão de conflitos com stakeholders no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Saber gerir negociações com stakeholders numa perspetiva win-win.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Negociação e gestão de conflitos com stakeholders: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a negociação 4. Principais passos Negociais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1 - 1 OA 2 - 2 OA 3 - 3 e 4 OA4 - 3 e 4

Avaliação / Assessment


1. Exame: Peso na classificação final: 50% 2. Trabalho de grupo: Peso na classificação final : 50% A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em todos os componentes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Materiais das aulas. - "Todos Podemos Negociar Bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso", 2ª edição, Pedro Fontes Falcão, Top Books, 2017

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Petkeviciute, N, & Streimikiene, D. 2014. Sustainable agreements during inter-cultural negotiation. Transformation in Business & Economics, 13.3: 21-35 - "The mind and heart of the Negotiator", Leigh Thompson, 6th edition, 2015, Pearson - "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Ury, 2015, Harper One

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16