Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02469
Acrónimo :
02469
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


- Apresentar e desenvolver os principais conceitos, teorias e quadros de referência da monitorização, controlo e encerramento adequado de projectos, de acordo com os referenciais ISO 21500 e PMBOK v6. - Proporcionar aos alunos o ambiente adequado a uma iniciação prática ao controlo e encerramento adequado de projectos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de: 1. Descrever os diversos aspectos dos processos de monitorização e controlo de um projecto. 2. Aplicar a técnica do Earned Value Management (EVM). 3. Descrever o modo de implementação dos processos de controlo de um projecto. 4. Efectuar a gestão das alterações de âmbito 5. Efectuar a análise do desempenho, tomada de decisão e comunicação 6. Planear e conduzir as medidas preventivas e correctivas até ao encerramento 7. Descrever os diversos aspectos dos processos de encerramento de um projecto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Princípios da monitorização e controlo 2. A técnica de Earned Value Management (EVM) 3. Implementação dos processos de controlo 4. Gestão das alterações de âmbito 5. Comunicação do desempenho do projeto 6. Encerramento de um projeto 7. Lições aprendidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3 OA4 - CP 4 OA5 - CP 5 OA6 - CP 6 OA7 - CP 7 Os conteúdos são todos baseados nos standards internacionais reconhecidos - PMBOK Guide sixth Edition e ISO 31000.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME1 - OE 1 a 7 ME2 - OE 2 e 7 ME3 - OE1 a 7

Observações / Observations


NA

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kerzner, Harold. (2016). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 12th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y. Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Planning, Scheduling, Monitoring and Control: The Practical Project Management of Time, Cost and RiskJul 17, 2015 by Paul Kidston Dinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2014). The AMA Handbook of Project Management, 4th ed. AMACOM. New York

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16