Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02474
Acrónimo :
02474
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual compreender os conceitos relacionados com a liderança e comunicação organizacional e que no plano das práticas, sejam capazes de utilizar esses conceitos de forma adequada em contextos de projectos e de gestão de programas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para: OE 1 - Analisar a equipa quanto à fase da de desenvolvimento da equipa, as personalidades, e motivações. OE 2 - Compreender os diferentes estilos de liderança OE 3 - Saber dar feedback de forma impactante

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Teamanalysis - Ferramenta 1: Fases de desenvolvimento de uma equipa - Ferramenta 2: Diferentes personalidades numa equipa - Ferramenta 3: Os 11 elementos da motivação Leadership - Ferramenta 1: Liderança situacional - Ferramenta 2: Liderança transformacional Comunicação - Regras do feedback - Processo de avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 do programa OA2 - Ponto 2 do programa OA3 - Ponto 3 do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação: Normal (ou 1.ª Época) e de Recurso (ou 2.ª Época). Os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados através de: a. um trabalho escrito final elaborado em equipa de max. 6 pessoas (com ponderação de 20% na nota final). b. um teste final individual (com ponderação de 80% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 10 valores); Aprovam a UC, oquem obtiver a nota final maior ou igual a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)Objetivos de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura Todos 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- PM Institute: PMBOK Guide, 6th Edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Rohrich, Oliver: 11 elementos da motivação (2012) - Malachowsky, Samuel: Project Team Leadership and Communication (2018) - Madsen, Susanne: The Power of Project Leadership: 7 Keys to Help You Transform from Project Manager to Project Leader (2019) - Hynes, Geraldine: Project Communication from Start to Finish: The Dynamics of Organizational Success (2019)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16