Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02490
Acrónimo :
02490
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Internacionais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a: 1. Aquisição de conhecimento sobre o papel que a China desempenha no contexto económico global 2. Competência de identificação e reflexão crítica sobre os grandes desafios que a China enfrenta 3. Compreensão e discussão das implicações do posicionamento actual da China tem noutras economias

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Principais contornos do processo de transformação da economia chinesa 2. A posição da China na economia global: um retrato 3. O investimento estrangeiro na China e o investimento chinês no Mundo 4. As relações China-EUA e China-União Europeia 5. A China em África e na América do Sul 6. A China, Portugal e os países da CPLP

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA 1 – CP 1 e CP 2 OA 2 – CP 3 OA 3 – CP 4, CP5 e CP 6

Avaliação / Assessment


Avaliação: - Trabalho individual (40%) - Exame (60%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos. 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2 e OA 3 2. Participativas, com análise e discussão de casos – OA1, OA 2 e OA 3 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2 e OA 3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


(http://epress.anu.edu.au/china_new_place/pdf/whole_book.pdf ). Schmitz, H. & Messner, D. (eds.) (2008). Poor and powerful : the rise of China and India and the implications for Europe. Bonn: Deutsches Institut für Entwicklungspolitik. Haddad, M. (2007). Trade Integration in East Asia : The Role of China and Production Networks. Washington DC, USA: Policy Research Working Paper No. 4160, World Bank. Garnaut, R., Song, L. & Thye Woo, W. (eds.) (2009). China’s New Place in a World in Crisis. Economic, Geopolitical and Environmental Dimensions. Canberra, Australia: ANU E Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16