Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Internacionais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos: 1. A aquisição de conhecimento sobre a realidade social, política, económica e cultural da China actual 2. Reflexão crítica sobre o processo de transformação política, económca, social e cultural ocorrida nas últimas décadas 3. Compreensão e capacidade de análise de organizações empresariais da China e sua governabilidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A história política da China moderna 2. Ideologia, governação e política económica da China 3. A sociedade chinesa 4. Cultura e educação na China 5. Corporate Governance na China moderna 6. Estratégias empresariais de empresas chinesas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 – CP 1, CP2 e CP 3 OA2 – CP 1, CP2, CP 3, CP 4, OA3 – CP 5 e CP 6
Avaliação / Assessment
Avaliação: - Trabalho individual (40%) - Exame (60%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos. 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2 e OA 3 2. Participativas, com análise e discussão de casos – OA1, OA 2 e OA 3 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2 e OA 3
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
5. Zhang, Xiaowei (2011).Understanding Chinese Society, Routledge. 4. OECD (2012). China in Focus: Lessons and Challenges. Paris: OECD. 3. Ling, George F. (2008). China Developing: Cultural Identity of Emerging Societies, World Scientific. 2. Joseph, William (ed.) (2010) Politics in China, Oxford University Press. 1. Berthrong, John H. e Evelyn N. Berthrong (2000). Confucianism: A Short Introduction, Oxford: Oneworld.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16