Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
O Curso de Verão ?América Latina Hoje? é um curso multidisciplinar que aborda as dinâmicas do desenvolvimento socio-económico e político na América Latina. Tem como objetivos gerais a compreensão da presente realidade latino-americana, bem como a sua inserção internacional. Os módulos de ensino incidem sobre a história, a sociedade a cultura e a economia no espaço genérico da América Latina. Esta Escola de Verão é dirigida a estudantes de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), interessados em estudos internacionais e estudos latino-americanos, seja com a intenção de seguir uma carreira de investigação de excelência ou para como preparação profissional nas áreas das atividades culturais, das relações internacionais, da cooperação e desenvolvimento, em todos os tipos de organizações públicas e privadas, governamentais, internacionais e em ONGDs.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao completar com sucesso esta UC, o estudante será capaz de: OA1. Definir teoricamente dimensões contemporâneas relevantes da América Latina; OA2. Teoricamente e empiricamente explicar a importância de uma abordagem interdisciplinar para a compreensão dos tópicos da UC; OA3. Compreender conceitos relevantes para a análise do desenvolvimento socio-económico e político da América Latina; OA4. Analisar os padrões de mobilização social na América Latina; OA5. Analisar teórica e empiricamente processos de identidade local, regional e nacional; OA6. Identificar e analisar as principais dinâmicas da inserção internacional dos países latino-americanos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Instituições e organização política: processos de democratização e participação CP2. Movimentos Sociais e Cidadania CP3. Políticas públicas, segurança e corrupção: CP4. Inserção internacional da América Latina: integração regional, organização do sistema internacional, cooperação para o desenvolvimento. CP5. Cultura Contemporânea e Diplomacia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA2: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP1, CP2, CP3, CP4 OA4: CP2, CP4, CP5 OA5: CP2, CP3 OA6: CP1, CP4, CP5
Avaliação / Assessment
Contacto direto do docente com os alunos através de aulas teórico-práticas (20 h) e orientação tutorial (1 h). Trabalho autónomo dos alunos (129 h), incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração da apresentação final. A avaliação das aprendizagens (conhecimentos e competências) inclui: a) Assiduidade e participação nas aulas (30%); b) Debate nas aulas de tópicos da bibliografia e de informação empírica ilustrativa (40%); c) Apresentação final (30%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto de aulas expositivas e com recurso a elementos audiovisuais, seguindo-se uma discussão com os alunos, reforçando a sua capacidade de análise. Os alunos dispõem igualmente de um conjunto de leituras prévias recomendadas para cada tema. O Curso de Verão integra igualmente um conjunto de três conferências, com a participação de especialistas consagrados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas visam a exposição dos principais conteúdos programáticos e sua articulação (dois terços de cada aula) e debate com os alunos (um terço de cada aula). O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de dois elementos principais: o estudo da bibliografia e a elaboração do trabalho final (apresentação oral). A orientação tutorial destina-se a fornecer sugestões de estudo e tirar dúvidas. A componente de exposição docente nas aulas e a componente de estudo bibliográfico autónomo tem incidência em todos os OA; a apresentação oral final será escolhida pelos alunos, através de uma lista selecionada de temas, que integram todos os OAs.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Schenoni, Luis L. (2012) "Ascenso y hegemonía: pensando a las potencias emergentes desde América del Sur" Revista Brasileira de Política Internacional Nº 55 (1), pp. 31-48 Panizza, F. (2014) "Everybody out," "we are fantastic:" the politics of financial crises in Argentina and Uruguay 2001-2003. In: Panizza, F. e Philip, G. (eds.) Moments of Truth: the Politics of Financial Crises in Comparative Perspective. Conceptualising comparative politics. London:Routledge, Taylor &Francis. pp. 27-46 Moriconi Bezerra, M. (2013): Ser violento. Los origenes de la insegurdad y la víctima-cómplice. Buenos Aires: Capital Intelectual Malamud, A. (2005): "Mercosur turns 15: Between rising rhetoric and declining achievement", Cambridge Review of International Affairs 18 (3), 421-436 Gohn, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na américa latina. Cad. CRH, Dez 2008, vol.21, no.54, p.439-455. Alcántara, M., Freindenberg, F.(2002): "Partidos políticos na América Latina", Opinião Pública, Campinas, Vol. VIII, nº2, pp. 137-157
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16