Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa perspectiva de avaliação da performance das organizações
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de controlo de gestão; 2. Saber seleccionar os instrumentos de controlo de gestão mais adequados às necessidades dos gestores; 3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspectiva de gestão; 4. Propor a aplicação dos instrumentos de controlo de gestão numa perspectiva de avaliação da performance das organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Ideias-Chave dos Sistemas de Controlo de Gestão O valor e a Performance de Gestão Múltiplas perspetivas de performance Princípios do controlo de gestão II -Processo de controlo de gestão Instrumentos técnicos: Processo previsional na definição dos objetivos: Sistemas de acompanhamento e gestão da performance: Tableau de Bord e Balanced Scorecard Instrumentos de orientação do comportamento Estrutura organizacional em centros de responsabilidade: centros de custo de resultados e de investimento Critérios de avaliação dos desempenhos dos centros de responsabilidade III - Aplicação da metodologia do Balanced Scorecard a uma entidade da saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos I a II do programa OA5 - pontos III do programa
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir desenvolver competências de análise,síntese,pesquisa,crítica,comunicação escrita e oral.Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias:1. Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas,com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas,análise,discussão de casos de estudo,de textos de apoio e leitura 4.Auto estudo,relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensinoaprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - OA1, OA5 MEA3 - OA1 MEA4 - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Analisar a Performance Financeira - uma perspectiva multidimensional, 2ª Ed. Coleção Global Áreas Editora 2012. - Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed. Lisboa, ÁREAS Ed., 2015. Textos de apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o semestre;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vancil, Richard F; What kind of management control do you need; Harvard Business Review, Mar-Abril de 1973. Young, David; Economic Value Added: A Primer for European Managers; European Management Journal, Vol. 15, nº 4, pág. 335-343, 1997. Kaplan, Robert S.; Kemps LLC: Introducing Time Driven ABC; Harvard Business Review, Agost de 2005. Flamholtz, Eric; Effective organizational Control: A Framework, Applications, and Implications, European Management Journal Vol. 14, nº 6, pág. 596-611, 1996. Epstein, Marc; Manzoni, Jean-François; Implementing Corporate Strategy: from Tableaux de Bord to Balanced Scorecard; European Management Journal; Vol. 16, nº 42 pág. 190-203, 1998. Dearden, John; The case against ROI control; Harvard Business Review, Maio-Jun de 1969. Dearden, John; Measuring profit center managers; Harvard Business Review, Set-Out de 1987. - Artigos diversos, dos quais se destacam; - Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE "A..Z", ou "b-on", relacionados com as principais temáticas da UC; Jornais diários e/ou semanários com temáticas de gestão; - Olve, N.G., Roy, J., Wetter, M. ., Performance Drivers - a Practical Guide to using the Balanced Scorecard, 1ª Ed., Wiley. - Kaplan, R., Norton, D., The Balanced Scorecard - HBS Press, Boston, 1996. - Brimson, James A., Activity Accounting - An Activity-Based Costing Approach, John Wiley & Son, New York, 1991. - Anthony, R.N., Management Control Systems,12ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2007. - Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Descentralizar e responsabilizar por Resultados - a organização em centros de responsabilidade, Colecção Global, Áreas Editora 2009.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16