Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02495
Acrónimo :
02495
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com a epidemiologia e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Identificar os conceitos e métodos da Ciência Epidemiológica 2.Caracterizar os princípios da vigilância epidemiológica 3. Aplicar os princípios epidemiológicos ao planeamento da saúde e à prevenção e controlo de doenças. 4.Aplicar os princípios epidemiológicos à avaliação e impacto das politicas de saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Epidemiologia Geral: Introdução. Conceitos e aplicação da Epidemiologia 2.Vigilância Epidemiológica: Princípios conceitos e métodos aplicados às doenças infeciosas e às doenças crónicas prevalentes em Portugal e na Vigilância dos Programas de Saúde. 3.Epidemiologia Descritiva e Epidemiologia Analítica Tipologia dos principais estudos de Investigação com aplicação à tomada de decisão. Meta-análise. 4. Epidemiologia e avaliação do impacto das politicas de saúde. 5.Epidemiologia em Administração de Saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da aprendizagem (OA) OA1- Pontos do programa: 1 OA2-Pontos do Programa: 2 OA3-Pontos do programa:3 OA4-Pontos do programa:4 e 5

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Uma prova individual, com a ponderação de 100% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Apresentam-se seguidamente a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: Metodologias E-A Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas Todos 2.Participativas O2,O3,O4 3.Activas O2,O3,O4 5.Autoestudo Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rothman, Kenneth J. (2012). Epidemiology: An Introduction. Oxford.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gouda, Pawels (2014). The science of epidemiology and the methods needed for public health assessments: a review of epidemiology textbooks. Petitti - Meta -Analysis, Decision Analysis and Cost Effectiveness Analysis, 2nd ed. Spasoff (1999). Epidemiology Methods for Health Policy. Young (1998). Population health. Gray (2010). Evidence -Based Healthcare. Brownson/Petitti - Applied Epidemiology (pdf.) Fletcher Robert, Fletcher S. (2005). Clinical Epidemiology.The Essentials. Lippincolt William&Wilkins, 4 th ed. Department of Epidemiology School of Public Health, University of North Carolina at Chapell Hill, USA, Victor Schoenbach, 2000. www.epidemiolog.net Schoenbach Victor J, Wayne D, Rosamond. Understanding the Fundamentals of Epidemiology-an evolving text. Rothman Kenneth J, Geenland Sander (2008). Modern Epidemiology.Timothy L Lash, 3rd ed.,Lippincolt William&Wilkins. Gordis, L. (2008). Epidemiology. Barnes & Noble. Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. (2010). Basic Epidemiology. World Health Organization,2nd ed. Aschengrau, A. & Seage III G.R. (2008). Essentials of Epidemiology in Public Health. Jones and Barthett Publishers.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16