Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02496
Acrónimo :
02496
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não Existem

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os conceitos chave da Gestão da Qualidade em Saúde, génese e a mais recente investigação, de forma a permitir que possam: 1. compreender o papel estratégico da qualidade em saúde; 2. desenhar um plano de melhoria da qualidade para uma situação concreta ou problema e 3. identificar as metodologias e ferramentas da qualidade mais adequadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que no final da unidade curricular os alunos sejam capazes: 1.Explicar a abordagem sistémica da qualidade em saúde. 2.Descrever a relação entre gestão da qualidade e processos de mudança e identificar os principais constrangimentos e obstáculos; 3.Identificar os mecanismos de avaliação e monitorização do desempenho dos sistemas e organizações de saúde; 4.Identificar as dimensões da Qualidade em saúde; 5.Descrever os principais sistemas de gestão da qualidade (SGQ); 6.Descrever as principais metodologias e ferramentas de melhoria da qualidade; 7.Identificar as organizações líder da qualidade ao nível internacional e nacional; 8.Explicar o conceito e papel da gestão do risco; 9.Descrever o Movimento da Segurança do Doente, seus objetivos e identificar soluções e casos de sucesso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Evolução história e perspetivas do conceito da Qualidade em Saúde; 2. Programas de certificação e acreditação; 3. Mecanismos de avaliação e monitorização do desempenho dos sistemas e organizações de saúde; 4. Liderança e a Qualidade na Saúde; 5. Ferramentas e Metodologias de melhoria da Qualidade; 6. Indicadores na Qualidade em Saúde: estrutura, processo e resultado; 7. Enquadramento nacional e internacional da Segurança do Doente; 8. Gestão de risco: desafios e soluções; 9. A literacia e a Segurança do Doente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: . CP 1 - OA 1,2 . . CP 3 - OA 1,2,3,4 . CP 4 - OA 3,4 . CP 5 - OA 2,5 . CP 6 - OA 1,5,6 . CP 7 - OA 1,2,3 . CP 8 - OA 7,8 . CP 9 - OA 7,8 . CP 10 - OA 7,8

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá desenvolver competências na área e capacidade de análise, de pesquisa e investigação no âmbito desta UC em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de casos ou artigos em sala que permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Relação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem: 1. Exposição teórica: todos os objetivos 2. Participativa: OA 5 e 8

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


DAVID B. NASH, ELIZABETH R. RANSOM, MAULIK S. JOSHI, SCOTT B. RANSOM (2019) The Healthcare Quality Book: Vision, Strategy, and Tools, Fourth Edition. Chicago: Health Administration Press. 513p. PATRICE SPATH (2013). Introduction to Healthcare Quality Management, Second Edition. Chicago: Health Administration Press. 289p. https://www.gov.uk/government/publications/berwick-review-into-patient-safety NATIONAL ADVISORY GROUP ON THE SAFETY OF PATIENTS IN ENGLAND (2013). Improving the Safety of patients in England (The Berwick Report), Agosto. 46, Disponível em: FRAGATA, J.(2012).. Segurança dos Doentes - Uma Abordagem Prática, Lidel - Edições Técnicas, Ldª, Lisboa, 2012, 324 p.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SESCAM Servicio de Salud de Castilla-La Mancha. Manual de Calidad Asistencial. 2009, 671. Disponivel em: http://sescam.jccm.es/web1/profesionales/Calidad/Manual_Calidad_Asistencial-SESCAM_SCLM.pdf REASON, James e Alan Hobbs. Managing Maintenance Error. A Pratical Guide, Ashgate Publishing Company, 2003, 183. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Guidance on developing quality and safety strategies with a health system approach, Copenhaga, 2008, 48. NICE. Principles for Best Practice in Clinical Audit, Radcliffe Medical Press, Oxon, Reino Unido, 2002. MEARS, Peter. Quality Improvement Tools & Techniques, McGraw-Hill, Nova Iorque, 1995, 326 INSTITUTE OF MEDICINE. Crossing The Quality Chasm. A new Health System for the 21th Century. National Academy Press, Washington D.C., 2001 (5.ª Ed. de Junho 2004), 287. INSTITUTE OF MEDICINE. To Err is Human. Building a Safer Health System. National Academy Press, Washington D.C., 2000, 287. França, Margarida. "Gestão da qualidade e inovação em saúde". Financiamento Inovação e Sustentabilidade, apdh, Lisboa, Outubro 2008. FRAGATA, José et al. Risco Clínico. Complexidade e performance, Livraria Almedina, Coimbra, Maio 2006, 346 BERWICK, Donald M., A. Blanton Godfrey e Jane Roessner. Curing Health Care - New Strategies for Quality Improvement, Jossey-Bass Publishers, São Francisco, 1990, 287. ARANAZ, JM e al. Gestión Sanitaria. Calidad e seguridad de los pacientes. FUNDACÍON MAPFRE, Ediciones Diaz Santos, 2008, 395.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16