Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com a gestão das organizações de saúde e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: OA 1. Caracterizar as organizações de saúde OA2. Diagnosticar uma organização de saúde. AO 3. Desenhar um projeto de mudança organizacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos programáticos: 1. A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde 2. Estrutura organizacional: Burocracias mecânicas e profissionais 3. Cultura organizacional 4. Diagnóstico organizacional: Um modelo integrado. A Gestão das pessoas, dos processos, da inovação e dos resultados 5. As estratégias de desenvolvimento organizacional: participativa, transformadora, processos e resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1,2e 3 do programa OA2 - Ponto 4 do programa OA3 - Ponto 5 do programa
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivos de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura Todos 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care - Creating Value-Based Competition on Results. Harvard Business School Press. - Johnson, J.; Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. -Cameron K., Quinn R. (2011). Diagnosing Changing Organizational Culture. John Wiley & Sons. Henry Mintzberg (2017 ) Managing the myths of health care. Berrett-koehler Publishers
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Wheelen, T., Hunger, J. (2012) Strategic Management and Business Policy: Toward Global Sustainability. Pearson - Liu, Y., Perrewé P. (2005). Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review, 15, 263-280.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-31