Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02498
Acrónimo :
02498
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com a liderança de equipas e a gestão de conflitos em contexto de organizações de saúde e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para: OA 1. Caracterizar a liderança nas organizações de saúde OA 2. Relacionar a liderança com a cultura organizacional OA 3. Identificar factores para fomentar o trabalho em equipa OA 4. Definir estratégias de gestão de conflitos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos: 1. Liderança e gestão nas organizações de saúde. 2. Perfis de liderança e cultura organizacional. 3. Team building. 4. Commitment e Motivação. 5. Gestão de conflitos e negociação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 do programa OA2 - Ponto 2 do programa OA3 - Ponto 3 e 4 do programa OA4 - Ponto 5 do programa

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivos de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura Todos 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


2016 by Donna Weiss and Felice Tilin The Interprofessional Health Care Team: Leadership and Development 2014 by Beaufort Longest Jr. Ph.D. FACHE and Kurt Darr J.D. FACH Managing Health Services Organizations and Systems 2013 by Michael Maccoby and Clifford L. Norman Transforming Health Care Leadership: A Systems Guide to Improve Patient Care, Decrease Costs, and Improve Population Health

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


It will be given in the classes

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16