Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não Existem
Objetivos Gerais / Objectives
No final da UC, o aluno deverá perceber as principais questões de economia da saúde.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1: Usar conceitos económicos como instrumento para compreender o funcionamento do sector da saúde. OA2: Discutir metodologias de avaliação económica de programas de saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte A: Introdução Parte B: Temas Chave em Economia da Saúde Parte C: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (I): questões relativas à produção de cuidados de saúde Parte D: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (II): Avaliação Económica de Programas de Saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Parte A, Parte B OA2: Parte C, Parte D
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas expositivas; aulas teórico-práticas; exame individual; trabalho de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que de seguida apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ---> todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ---> LG2 3. Ativas, com realização de trabalhos ---> todos os OAs 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas ---> todos os OAs
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Morris, S., N. Devlin, D. Parkin e A. Spencer (2012), Economic Analysis in Health Care, John Wiley&Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Crespo, N. e N. Simoes (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal Drumond, M., G. Torrance, B. O'Brien e G. Stoddart (2003), Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes, Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16