Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02499
Acrónimo :
02499
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não Existem

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, o aluno deverá perceber as principais questões de economia da saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1: Usar conceitos económicos como instrumento para compreender o funcionamento do sector da saúde. OA2: Discutir metodologias de avaliação económica de programas de saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte A: Introdução Parte B: Temas Chave em Economia da Saúde Parte C: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (I): questões relativas à produção de cuidados de saúde Parte D: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (II): Avaliação Económica de Programas de Saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Parte A, Parte B OA2: Parte C, Parte D

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas; aulas teórico-práticas; exame individual; trabalho de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que de seguida apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ---> todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ---> LG2 3. Ativas, com realização de trabalhos ---> todos os OAs 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas ---> todos os OAs

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Morris, S., N. Devlin, D. Parkin e A. Spencer (2012), Economic Analysis in Health Care, John Wiley&Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Crespo, N. e N. Simoes (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal Drumond, M., G. Torrance, B. O'Brien e G. Stoddart (2003), Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes, Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16