Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02505
Acrónimo :
02505
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Promover a aquisição de conhecimentos no âmbito da gestão estratégica em saúde. Estimular o pensamento crítico na compreensão dos principais vetores estratégicos do sistema de saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Caraterizar o enquadramento concetual dos sistemas de saúde, sistemas de financiamento e modelos de organização da prestação de cuidados. 2. Reconhecer as especificidades dos modelos de organização e de gestão das organizações de saúde. 3. Elaborar projetos de gestão estratégica e de gestão da mudança em organizações de saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Os sistemas de saúde. 2. As especificidades do setor da saúde. 3. A estrutura do SNS. 4. Gestão estratégica em organizações de saúde. 4.1.Transformação da rede hospitalar. 4.2. Reforma dos cuidados de saúde primários. 4.3. Rede nacional de cuidados continuados integrados. 5. Tendências evolutivas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da aprendizagem (AO) OA1-Pontos do Programa: 1,2,3 AO2- Pontos do Programa: 4 AO3- Pontos do Programa: 4,5

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utlizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (E-A): 1.Expositiva para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativa, com análise e discussão de casos práticos. 3.Ativas com realização de trabalho individual e de grupo. 4.Auto estudo relacionado com o trabalho autónomo individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Apresenta-se de seguida a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: Metodologia (E-A) Objetivo de Aprendizagem (AO) 1.Expositiva Todos 2.Participativa OA2, OA3 3.Ativa OA2, OA3 4.Auto Estudo Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


CAMPOS, A. & SIMÕES, J. (2011). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra: Almedina. OECD (2013), Health at a Glance 2013: OECD Indicators, OECD Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WHO - The World Health Report-Health Systems Financing: the path to universal coverage. Geneva: World Health Organization, 2010. SHORTELL, S.; KALUZNY, A. - Health care management, organization, design and behaviour. 4thed. Albany, NY: Delmar, 2000. SWAGE, T. Clinical Governance in Health Care Practice. 2nd ed. Edinburgh: Butterworth Heinemann, 2004. ROBALO SANTOS, A. J.- Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Coimbra: Escolar Editora, 2008. PORTER, M E; TEISBERG, E O. - Redefining Health Care, creating value-based competition on results. Boston: Harvard Business Press, 2006. MINTZBERG, H.et al - The Strategy process, Concepts, Contexts, Cases. Essex: Pearson Education 2003. Hill, Charles W. L.and Jones, Gareth R., 2001, "Strategic Management Theory: An Integrated Approach", Houghton Mifflin Company, Boston. HENDERSON, B.D., Henderson on Corporate Strategy (Cambridge, Massachussetts: Abt Books, 1979); SIMÕES, J. (2009). Retrato Político da Saúde - dependência do percurso e inovação em saúde: Da ideologia ao desempenho. Coimbra: Almedina.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16