Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que no fim da unidade curricular os alunos sejam capazes de caracterizarem as diferentes dimensões da governação clínica com especial enfoque à da segurança dos doentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Caracterizar as diferentes dimensões da governação clínica 2. Identificar as práticas adequadas à promoção da segurança nos cuidados de saúde 3. Identificar princípios éticos na saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 Introdução à Governação Clínica 2 Elementos base da Governação Clínica 3. Promoção da Segurança nos Cuidados de Saúde 4. Gestão Clínica, Conhecimento e Inovação 5. Ética na Saúde 6. Os Médicos e a Sociedade - Profissionalismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da aprendizagem (OA) OA1- Pontos do programa: 1,2e 4 OA2-Pontos do Programa: 3 OA3-Pontos do programa:5e 6
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Apresentam-se seguidamente a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: Metodologias E-A Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas Todos 2.Participativas O3,O4,O5,O6 3.Activas O3,O4,O5,O6 5.Autoestudo Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
FRAGATA, José. Segurança dos Doentes - Uma Abordagem Prática, Lidel - Edições Técnicas, Ldª, Lisboa, 2012, 324.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
THE NATIONAL PATIENT SAFETY AGENCY, Seven steps to patient safety. An overview guide for NHS staff, Edição de Autor, Londres, Abril 2004, 25. Disponivel em: http://wwww.npsa.nhs.uk OVRETVEIT, John e Paulo Sousa. Quality and Safety Improvement Research: Methods and Research Practice from the International Quality Improvement Research Network (QIRN), Edição dos Autores, Escola Nacional de Saúde Pública e MMC Karolinska Institutet, Lisboa, 2008, 294. INSTITUTE OF MEDICINE. Crossing The Quality Chasm. A new Health System for the 21th Century. National Academy Press, Washington D.C., 2001 (5.ª Ed. de Junho 2004), 287. INSTITUTE OF MEDICINE. To Err is Human. Building a Safer Health System. National Academy Press, Washington D.C., 2000, 287. FRAGATA, José et al. Risco Clínico. Complexidade e performance, Livraria Almedina, Coimbra, Maio 2006, 346.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16