Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02506
Acrónimo :
02506
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que no fim da unidade curricular os alunos sejam capazes de caracterizarem as diferentes dimensões da governação clínica com especial enfoque à da segurança dos doentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Caracterizar as diferentes dimensões da governação clínica 2. Identificar as práticas adequadas à promoção da segurança nos cuidados de saúde 3. Identificar princípios éticos na saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Introdução à Governação Clínica 2 Elementos base da Governação Clínica 3. Promoção da Segurança nos Cuidados de Saúde 4. Gestão Clínica, Conhecimento e Inovação 5. Ética na Saúde 6. Os Médicos e a Sociedade - Profissionalismo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da aprendizagem (OA) OA1- Pontos do programa: 1,2e 4 OA2-Pontos do Programa: 3 OA3-Pontos do programa:5e 6

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Apresentam-se seguidamente a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: Metodologias E-A Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas Todos 2.Participativas O3,O4,O5,O6 3.Activas O3,O4,O5,O6 5.Autoestudo Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


FRAGATA, José. Segurança dos Doentes - Uma Abordagem Prática, Lidel - Edições Técnicas, Ldª, Lisboa, 2012, 324.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


THE NATIONAL PATIENT SAFETY AGENCY, Seven steps to patient safety. An overview guide for NHS staff, Edição de Autor, Londres, Abril 2004, 25. Disponivel em: http://wwww.npsa.nhs.uk OVRETVEIT, John e Paulo Sousa. Quality and Safety Improvement Research: Methods and Research Practice from the International Quality Improvement Research Network (QIRN), Edição dos Autores, Escola Nacional de Saúde Pública e MMC Karolinska Institutet, Lisboa, 2008, 294. INSTITUTE OF MEDICINE. Crossing The Quality Chasm. A new Health System for the 21th Century. National Academy Press, Washington D.C., 2001 (5.ª Ed. de Junho 2004), 287. INSTITUTE OF MEDICINE. To Err is Human. Building a Safer Health System. National Academy Press, Washington D.C., 2000, 287. FRAGATA, José et al. Risco Clínico. Complexidade e performance, Livraria Almedina, Coimbra, Maio 2006, 346.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16