Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender e aplicar o raciocínio logístico ao sistema de saúde
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso os estudantes deverão: A)Conhecer as dimensões base da logística e da SCM; B)Compreender os diversos contextos da saúde onde se aplicam as dimensões logísticas e de SCM básicas; C)Reconhecer a existência de diversos sistemas logísticos tangíveis e os intangíveis (workflow, utentes) em saúde; D) Conhecer os fundamentos da: qualificação de fornecedores; sistemas de distribuição e sistemas de armazenagem em saúde; E) Conhecer as principais dimensões de capacidade em unidades de saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Logística e Supply Chain Management 2. Qualificação de Fornecedores e Sourcing 3. Sistemas de Distribuição e Armazenagem em Saúde; Princípios de Gestão de Stocks 4. Capacidade e Layout
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos fica demonstrada, não obstante a escassez de horas de contacto, através da integração dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem: - Tópico 1 do Programa: Cobre os objectivos A, B e C - Tópicos 2 e 3 do Programa: Cobrem o objectivo D - Tópico 4 do Programa: Cobrem o objectivo E
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Participação em sala com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino: 1) Ensino-Aprendizagem Teórico-Prático 2) Ensino-Aprendizagem Tutorial 3) Ensino-Aprendizagem por utilização de uma cadeia de abastecimento hospitalar simulada em aula 4) Ensino-Aprendizagem por pequenos trabalhos de grupo realizados em aula 5) Aprendizagem por estudo individual 6) Aprendizagem por realização de um trabalho final individual aplicado a uma realidade específica na saúde
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência das metodologias de ensino-aprendizagem fica sustentada pelas relações abaixo: Objectivo de aprendizagem A) coberto pelos processos de aprendizagem 1) a 6); Objectivo de aprendizagem B)coberto sobretudo pelos processos 1) e 4) Objectivo de aprendizagem C) coberto sobretudo pelos processos 1), 5) e 6) Objectivo de aprendizagem D) coberto sobretudo pelos processos 1), 4), 5) e 6) Objectivo de aprendizagem E) coberto sobretudo pelos processos 1), 3), 5) e 6)
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Carvalho, José Crespo de; Ramos, Tânia - Logística na Saúde (2019), 4ªEdição, Edições Sílabo;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Grabam, Mark - Lean Hospitals (2009), CRC BOOKS; - Christopher, Martin - Logistics and Supply Chain Management (2011), Pitman Publishing
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16