Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02519
Acrónimo :
02519
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para lançar e gerir um negócio em comércio electrónico - E-commerce

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Conhecer os principais conceitos de E-commerce; B. Desenvolver uma estratégia para planeamento e lançamento de um negócio de E-commerce

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Quadro Conceptual de E-commerce 2. Blueprint de um negócio de E-commerce 3. Desenvolvimento do website 4. SEO para um E-commerce 5. Conteúdo necessário para um website de E-commerce 6. Operações de E-commerce a) Estratégias de shipping e fulfilment b) Plataformas e métodos de Pagamento 7. Landing Pages e alinhamento com canais de Marketing 8. KPIs, analytics e reporting 9. Optimização da conversão, análise de comportamento das visitas, e usabilidade do websit

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1), 2), 7), 8) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 2), 3), 4), 5), 6) e 9)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - participação - 25% - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Student must participate in: 1. Case solving and discussion; 2. Performance reports analysis; 3. Class discussion In the cases and exercises discussion, the students must be active and to understand that a participated debate is richer than a correction of an teacher. Furthermore, the lessons will be animated by expositions from the teacher and the students. The assignment must be done be each student individually.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1), 2) e 3) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)

Observações / Observations


Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Discussão de casos práticos; 2. Análise de relatórios de performance; 3. Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. O trabalho deverá ser individual.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Shirley Tan , Ecom Hell: How to Make Money in Ecommerce Without Getting Burned, 2013 - Alannah Moore, Create Your Own Online Store in a Weekend, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- baymard.com - referência em benchmarks internacionais de websites de E-commerce - unbounce.com - enfoque em landing pages e comportamento de visitas - moz.com/learn - enfoque em SEO para websites - www.conversion-rate-experts.com - Optimização de websites para E-commerce; enfoque em optimização de UX e taxas de conversão - www.shopify.com - conceitos gerais, estratégias de E-commerce (marketing, buying e operações) Blogues: - Kenneth Laudon e Carol Guercio Traver, E-Commerce 2012 (8th Edition) - Dave Chaffey, E-Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice - Benjamin Hunt , Convert! Designing Web Sites to increase Traffic and Conversion - Tony Hsieh, Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose - Richard Brandt, One-click: Jeff Bezos and the Rise of Amazon.com Livros:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16