Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02524
Acrónimo :
02524
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para elaborarem um diagnóstico de um plano de marketing

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A-Expressar de ideias: - Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo B-Análisar e resolver problemas: - Identificar as questões e os problemas centrais (trabalho de Grupo); - Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo); C-Integrar conhecimentos: - Analisar a perfomance da empresa e do desporto, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo); - Desenvolver abordagens que sirvam a organização com eficácia e eficiência. D-Integrar Tendências: - Construir uma abordagem de Marketing Desportivo, integrando o conhecimento sobre as Tendências

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação do projecto 2. Plano Estratégico e operacional de Marketing 3. Interface do Marketing com outras áreas 4. Especificidades do Marketing Desportivo 5. Apresentação da análise externa 6. Apresentação de análise interna e síntese da avaliação competitiva global

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 5) e 6) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 5) e 6) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 2), 3), 4), 5) e 6) Objetivo D: coberto pelo tópico programático 3) e 4)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc); - Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores. Nesta uc não há exame de 2ª época

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositiva 2. Projecto de equipa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 2) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2 Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


McDonald and Wilson Hugh "Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them", John Wiley & Sons, 2011

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Dionisio Pedro (coordenação) Manual Prático de Marketing, Exame 1995

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16