Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os alunos para elaborarem um diagnóstico de um plano de marketing
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A-Expressar de ideias: - Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo B-Análisar e resolver problemas: - Identificar as questões e os problemas centrais (trabalho de Grupo); - Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo); C-Integrar conhecimentos: - Analisar a perfomance da empresa e do desporto, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo); - Desenvolver abordagens que sirvam a organização com eficácia e eficiência. D-Integrar Tendências: - Construir uma abordagem de Marketing Desportivo, integrando o conhecimento sobre as Tendências
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação do projecto 2. Plano Estratégico e operacional de Marketing 3. Interface do Marketing com outras áreas 4. Especificidades do Marketing Desportivo 5. Apresentação da análise externa 6. Apresentação de análise interna e síntese da avaliação competitiva global
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 5) e 6) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 5) e 6) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 2), 3), 4), 5) e 6) Objetivo D: coberto pelo tópico programático 3) e 4)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc); - Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores. Nesta uc não há exame de 2ª época
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositiva 2. Projecto de equipa
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 2) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2 Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
McDonald and Wilson Hugh "Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them", John Wiley & Sons, 2011
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dionisio Pedro (coordenação) Manual Prático de Marketing, Exame 1995
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16