Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existe
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os alunos para elaborarem um plano de marketing
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A-Expressar de ideias: - Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo B-Decidir e planear actividades de Marketing - Avaliar e prioritizar os aspectos mais relevantes do contexto; - Desenvolver um plano de Marketing; - Desenhar a implementação de um plano de Marketing. C-Integrar Tendências: - Construir uma abordagem de Marketing Desportivo, integrando o conhecimento sobre as Tendências
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação da Segmentação, Targeting e Posicionamento 2. Apresentação Marketing-Mix 3. Orçamento e Cronograma
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1), 2) e 3) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 1), 2) e 3) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 3)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc); - Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores. Nesta uc não há exame de 2ª época
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositiva 2. Projecto de equipa
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 2) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2 Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
McDonald and Wilson Hugh "Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them", John Wiley & Sons, 2011
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dionísio Pedro (coordenação) Manual Prático de Marketing, Exame 1995
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16