Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02546
Acrónimo :
02546
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com gestão da mudança em organizações de saúde e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para: - Definir o processo de mudança mais apropriado a cada situação nas organizações de saúde - Definir as etapas na gestão da mudança nas organizações de saúde - Identificar as formas de resistência à mudança nas organizações de saúde - Definir as estratégias a seguir na gestão da mudança nas organizações de saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Processo de mudança em organizações de saúde 2. Etapas da gestão da mudança em organizações de saúde 3. Resistência à mudança em organizações de saúde 4. Estratégias de mudança em organizações de saúde 5. Casos de sucesso e insucesso de gestão de mudança em organizações de saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 e 5 do programa OA2 - Ponto 2 e 5 do programa OA3 - Ponto 3 e 5 do programa OA4 - Ponto 4 e 5 do programa

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 35%; - Uma prova individual, com a ponderação de 65% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo 4.Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo Todos 4. Auto-estudo Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Leading Strategic Change In An Era Of Healthcare Transformation -2016

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Relatório um futuro para a Saúde - todos temos um papel a desempenhar - (2004) - Fundação Calouste Gulbenkian Pexton, Carolyn (2009) - Overcoming the Barriers to change in Health care system Kotter, John (1996) - Leading Change Parkin, Paul (2009). Managing Change in Healthcare: Using Action Research. Sage Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16