Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com turismo em saúde e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: 1. Diagnosticar novos segmentos da procura de cuidados de saúde 2. Caracterizar novos modelos de negócio nos sectores do turismo e saúde 3. Desenhar um projecto diferenciador baseado nas tendências evolutivas do sector
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Turismo e Medical Tourism . Evolução e tendências/perspectivas e oportunidades . Turismo de Saúde e Bem-Estar/factores críticos de sucesso 2. Medical Tourism na óptica da Gestão Hospitalar 3. Medical Tourism na perspectiva do médico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 - Pontos 1, 2 e 3 do programa OA3 - Pontos 1, 2 e 3 do programa
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utlizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (E-A): 1.Expositiva para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativa, com análise e discussão de casos práticos. 3.Ativas com realização de trabalho. 4.Auto estudo relacionado com o trabalho autónomo individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Apresenta-se de seguida a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: Metodologia (E-A) Objetivo de Aprendizagem (AO) 1.Expositiva Todos 2.Participativa Todos 3.Ativa Todos 4.Auto Estudo Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Circular n.º 05/2015 - informação sobre a obtenção de cuidados de saúde transfronteiriços e condições para o reembolso de custos Circular n.º 04/2015 - divulgação dos formulários de Requerimento para Pedido de Autorização Prévia e Pedido de Reembolso Circular Conjunta ACSS / DGS n.º 2 - Beneficiários de cuidados de saúde transfronteiriços ao abrigo da Lei n.º 52/2014, de 25 de agosto Circular n.º 27/2014 - linhas de orientação para a adoção de medidas de restrição ao acesso a cuidados de saúde Despacho n.º 11779/2014, de 5 de setembro - SPMS responsável pela cooperação em matéria de saúde em linha Despacho n.º 1172/2014, de 9 de setembro de 2014 - INFARMED autoridade nacional responsável pela avaliação das tecnologias da saúde Despacho n.º 11713/2014, de 9 de setembro de 2014 - Designa a ACSS como Ponto de Contacto Nacional para o Continente Despacho n.º 11778/2014, de 5 de setembro - Requisitos para reconhecimento em Portugal da receita médica para dispositivos médicos Despacho n.º 13163-C/2014 - Designa os membro da Comissão Nacional para os Centros de Referência Despacho n.º 235-A/2014, de 7 de janeiro - Define as áreas de intervenção prioritárias para os Centros de Referência Portaria n.º 194/2014, de 30 de setembro - Processo referente aos Centro de Referência Nacionais Portaria n.º 191/2014, de 25 de setembro - Cuidados sujeitos a autorização prévia Lei n.º 52/2014 de 25 de agosto -Estabelece normas de acesso a cuidados de saúde transfronteiriços e promove a cooperação em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços, transpondo a Diretiva n.º 2011/24/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, e a Diretiva de Execução n.º 2012/52/UE da Comissão, de 20 de dezembro de 2012.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Todd, Maria K. (2011). Medical Tourism Facilitator's Handbook. CRC Press. Folhas de apoio disponibilizadas no decurso da unidade curricular.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16