Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com ehealth e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para: - Caracterizar as diversas formas de ehealth, bem como a sua evolução histórica - Identificar as diversas tecnologias de ehealth - Conhecer as aplicações possíveis de ehealth, atuais e futuras - Identificar as questões de privacidade, confidencialidade e segurança dos dados - Identificar os aspectos éticos e legais
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Formas de ehealth 2. Evolução histórica 3. Tecnologias de ehealth 4. Aplicações de ehealth 5. Privacidade, confidencialidade e segurança dos dados 6. Aspectos éticos e legais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 e 2 do programa OA2 - Ponto 3 do programa OA3 - Ponto 4 do programa OA4 - Ponto 5 do programa OA5 - Ponto 6 do programa
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes ME: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo 4.Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo Todos 4. Auto-estudo Todos
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bertalan Meskó et al., (2017), Digital health is a cultural transformation of traditional healthcare. - Digital Health Best Practices for Policy Makers , (2018), The Medical Futurist - -(2014)The History and Evolution of Healthcare Information Systems , Northern Virginia Community - Deloitte, (2017) The future awakens Life sciences and health care predictions 2022 - www.apdsi.pt - Shortliffe , Edward and Cimino, James J. (2014, 4 th edition), Biomedical Informatics, Springer. - Gaddi, Antonio; Capello, Fabio and Manca , Marco (2013), eHealth, Care and Quality of Li fe, Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16