Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa discutir os principais conceitos e desenvolvimentos na área da contabilidade de gestão e de custos, bem como mostrar de que forma sistemas de contabilidade de gestão podem ser usados para apoiar processos de decisão nas empresas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Explicar os fatores explicativos que originaram o novo ambiente de negócios; OA2 - Identificar e descrever as funções de um sistema de contabilidade de gestão e de custos; OA3 - Compreender o que é um objeto de custeio e como se calcula o custo da produção; OA4 - Distinguir entre custos relevantes e irrelevantes e fazer uso dos conceitos associadas à teoria custo-volume-resultados em decisões; OA5 - Compreender a diferença entre alocações baseadas em relações de causa e efeito e alocações arbitrárias; OA6 - Explicar porque diferentes custos são necessários para diferentes propósitos; OA7 - Calcular custos por objeto de custeio recorrendo a um sistema baseado nas atividades; OA8 - Distinguir as diferenças entre um sistema de contabilidade de gestão tradicional e um sistema de custeio baseado em atividades, e compreender os problemas dos sistemas tradicionais no atual contexto de negócios.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I 1.1.Introdução 1.2.O novo ambiente competitivo de negócios 1.3.Funções da contabilidade de gestão 1.4.Termos e conceitos básicos na contabilidade de gestão 1.5. O apuramento dos custos de produção e a determinação dos resultados Parte II 2.1. A teoria dos custos-volume-resultados 2.2. Custos variáveis e custos fixos e cálculo do ponto crítico 2.3. A margem de segurança e a alavanca operacional 2.4. Margem de contribuição e estimativa de resultados 2.5.Custos e proveitos relevantes para apoiar decisões 2.6.Decisões de fixação de preços 2.7.Decisões de outsourcing 2.8.Decisões de descontinuar produtos 2.9. Estratégias de product-mix Parte III 3.1. Custos diretos versus custos indiretos 3.2. Métodos de alocação dos custos indiretos 3.3. Métodos de base única versus métodos de base múltipla 3.4.Comparação entre os sistemas tradicionais de custeio e os sistemas baseados nas atividades 3.5. Problemas dos sistemas tradicionais de custeio no atual ambiente de negócios das empresas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1.1, 1.2. OA 2 Pontos programáticos: 1.3. OA 3 Pontos programáticos: 1.4, 1.5. OA 4 Pontos programáticos: toda a parte II OA 5 Pontos programáticos: 3.1., 3.2. OA 6 Pontos programáticos: 3.1., 1.3. OA 7 Pontos programáticos: 3.1, 3.2. OA 8 Pontos programáticos: 3.3., 3.4, 3.5.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo (35%); - Teste (65%). Requisitos: - Assiduidade mínima às aulas de 2/3; - Realização e entrega dos dois elementos de avaliação; - Nota mínima de 7,5 valores no teste. 2. Avaliação por exame: Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA3, OA4, OA5, OA7 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras: OA1, OA2, OA6, OA7, OA8 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA4, OA6, OA7, 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos
Observações / Observations
Os horários de atendimento são públicos e comunicados aos alunos através da plataforma Fénix.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2024) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson. Drury, C. and Tayles, M. (2023) Management and Cost Accounting, 12th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Major, M.J. (2017) Positivism and Alternative Accounting Research, Accounting and Finance Review, Vol. 28(74), pp. 173-178. Major, M., Suomala, P. and Laine, T. (2018) Guest Editorial: Introduction to the Special Issue on Accounting and Innovation, Qualitative Research on Accounting and Management, Vol. 15(2), pp. 154-160. Hopper, T., Scapens, R.W. and Northcott, D. (2007) Issues in Management Accounting, 3rd edition, London: Prentice Hall. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 18th Edition, McGraw-Hill. Chapman, C.S., Hopwood, A.G. and Shields, M.D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-08