Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02669
Acrónimo :
02669
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 - Explicar os fatores explicativos que originaram o novo ambiente de negócios; OA2 - Identificar e descrever as funções de um sistema de contabilidade de gestão e de custos; OA3 - Compreender o que é um objeto de custeio e como se calcula o custo da produção; OA4 - Distinguir entre custos relevantes e irrelevantes e fazer uso dos conceitos associadas à teoria custo-volume-resultados em decisões; OA5 - Compreender a diferença entre alocações baseadas em relações de causa e efeito e alocações arbitrárias; OA6 - Explicar porque diferentes custos são necessários para diferentes propósitos; OA7 - Calcular custos por objeto de custeio recorrendo a um sistema baseado nas atividades; OA8 - Distinguir as diferenças entre um sistema de contabilidade de gestão tradicional e um sistema de custeio baseado em atividades, e compreender os problemas dos sistemas tradicionais no atual contexto de negócios.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa discutir os principais conceitos e desenvolvimentos na área da contabilidade de gestão e de custos, bem como mostrar de que forma sistemas de contabilidade de gestão podem ser usados para apoiar processos de decisão nas empresas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte I 1.1.Introdução 1.2.O novo ambiente competitivo de negócios 1.3.Funções da contabilidade de gestão 1.4.Termos e conceitos básicos na contabilidade de gestão 1.5. O apuramento dos custos de produção e a determinação dos resultados Parte II 2.1. A teoria dos custos-volume-resultados 2.2. Custos variáveis e custos fixos e cálculo do ponto crítico 2.3. A margem de segurança e a alavanca operacional 2.4. Margem de contribuição e estimativa de resultados 2.5.Custos e proveitos relevantes para apoiar decisões 2.6.Decisões de fixação de preços 2.7.Decisões de outsourcing 2.8.Decisões de descontinuar produtos 2.9. Estratégias de product-mix Parte III 3.1. Custos diretos versus custos indiretos 3.2. Métodos de alocação dos custos indiretos 3.3. Métodos de base única versus métodos de base múltipla 3.4.Comparação entre os sistemas tradicionais de custeio e os sistemas baseados nas atividades 3.5. Problemas dos sistemas tradicionais de custeio no atual ambiente de negócios das empresas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1.1, 1.2. OA 2 Pontos programáticos: 1.3. OA 3 Pontos programáticos: 1.4, 1.5. OA 4 Pontos programáticos: toda a parte II OA 5 Pontos programáticos: 3.1., 3.2. OA 6 Pontos programáticos: 3.1., 1.3. OA 7 Pontos programáticos: 3.1, 3.2. OA 8 Pontos programáticos: 3.3., 3.4, 3.5.

Avaliação / Assessment


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | O sistema de avaliação periódico compreende: - Trabalho de grupo (35%); - Teste final (65%). Nota mínima para o teste: 7,5 valores. É necessário, adicionalmente, que se verifique uma assiduidade mínima às aulas de 2/3 e uma nota média no conjunto dos elementos de avaliação de 10 valores; em caso contrário, o aluno terá que obter aprovação no exame final da UC (nota mínima para aprovação: 10 valores).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA3, OA4, OA5, OA7 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras: OA1, OA2, OA6, OA7, OA8 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA4, OA6, OA7, 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos

Observações / Observations


Os horários de atendimento são públicos e comunicados aos alunos através da plataforma Fénix.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson. Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Major, M.J. (2017) Positivism and Alternative Accounting Research, Accounting and Finance Review, Vol. 28(74), pp. 173-178. Major, M., Suomala, P. and Laine, T. (2018) Guest Editorial: Introduction to the Special Issue on Accounting and Innovation, Qualitative Research on Accounting and Management, Vol. 15(2), pp. 154-160; Hopper, T., Scapens, R.W. and Northcott, D. (2007) Issues in Management Accounting, 3rd edition, London: Prentice Hall; Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill; Chapman, C.S., Hopwood, A.G. and Shields, M.D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-12