Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existentes.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos deverão compreender os principais aspetos da preparação e interpretação das demonstrações financeiras
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender as características e limitações da informação contabilístico-financeira. 2. Preparar e interpretar demonstrações financeiras. 3. Analisar a situação financeira de empresas a partir dos relatórios financeiros.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A preparação e regulação da informação financeira. 2. Activos correntes 3. Ativos não correntes 4. Capitais próprios 5. Passivo 6. Análise e interpretação das demonstrações financeiras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - 1.Preparação e regulação das demonstrações financeiras OA2/OA3 2. Activos não correntes 3. Activos correntes 4. Capitais próprios 5. Passivo 6. Análise e preparação das demonstrações financeiras.
Avaliação / Assessment
Dois sistemas: A) Sistema de avaliação periódica requer assiduidade às aulas minima de 80%; teste 60%; trabalho de grupo 40% . Nota mínima é 7,5 valores nos dois instrumentos. B) Exame. O aluno que não optou pela avaliação periódica pode realizar exame na época normal com peso de 100% na nota final. O aluno que falhou a avaliação periódica ou que não optou pela avaliação periódica na época normal pode recorrer ao exame final na época de recurso com peso de 100% na nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A aprendizagem das matérias deve ser feita com base na frequência das aulas e na participação nas discussões e na resolução dos casos práticos nas aulas. É adoptado um livro de estudo de base que é utilizado no apoio às aulas assim como serve de suporte ao estudo dos alunos. O estudo individual pode ser complementado a partir dos exercícios e soluções entregues aos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos os OA; 2. Participativas, com análise e resolução de problemas práticos -Todos os OA; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2 e OA3; 4. Participativas, com análise e discussão de problemas- OA2 e OA3; 5. Autoestudo, baseado no trabalho autónomo do aluno, acompanhando o Planeamento das Aulas - Todos os OA.
Observações / Observations
Unidade curricular apenas disponivel em Ingles. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário As aulas poderão ser participadas presencialmente ou por via electronica, em cumprimento dos regumamentos do ISCTE. Os alunos são convidados a cumprir os regulamantos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barry Elliott and Jamie Elliott (2019), Financial Accounting and Reporting 19th Edition, Pearson. Kimmel, Weygandt, Kieso (2015). "Financial Accounting, IFRS Edition", international student version, seventh edition, Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
IASB - International Financial Reporting Standards. www.ifrs.org
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16