Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existentes.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos deverão compreender os principais aspetos da preparação e interpretação das demonstrações financeiras.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Identificar o objetivo, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras. 2. Compreender os elementos do Balanço, da Demonstração dos resultados e da Demonstração dos fluxos de caixa 3. Comparar a informação apresentada nas demonstrações financeiras de diferentes empresas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O objetivo, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras 2. Os elementos do Balanço 3. Os elementos da Demonstração dos resultados 4. Os elementos da Demonstração dos fluxos de caixa 5. Comparação da informação apresentada nas demonstrações financeiras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: O ponto 1 permite atingir o primeiro objetivo de aprendizagem. Os pontos 2 a 4 permitem atingir o segundo objetivo de aprendizagem e o ponto 5 permite atingir o último objetivo de aprendizagem.
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre Trabalhos de grupo: 30% Teste individual: 70% Requisitos: Não é exigida assiduidade mínima É exigida nota mínima de 8,5 valores no teste individual Aprovação com uma média ponderada mínima de 10 valores 2. Avaliação por exame Um exame final (100%) Aprovação com classificação mínima de 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A aprendizagem das matérias deve ser feita com base na participação ativa nas aulas e nas discussões e na resolução dos casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos os OA; 2. Participativas, com análise e resolução de problemas práticos - OA2 e OA3; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2 e OA3; 4. Participativas, com análise e discussão de problemas- OA2 e OA3; 5. Autoestudo, baseado no trabalho autónomo do aluno, acompanhando o Planeamento das Aulas - Todos os OA.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kimmel, Weygandt, Kieso (2023). "Financial Accounting, with Financial Accounting Standards", Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
IFRS - International Financial Reporting Standards. www.ifrs.org
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-14