Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02670
Acrónimo :
02670
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existentes.

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos deverão compreender os principais aspetos da preparação e interpretação das demonstrações financeiras.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar o objetivo, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras. 2. Compreender os elementos do Balanço, da Demonstração dos resultados e da Demonstração dos fluxos de caixa 3. Comparar a informação apresentada nas demonstrações financeiras de diferentes empresas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O objetivo, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras 2. Os elementos do Balanço 3. Os elementos da Demonstração dos resultados 4. Os elementos da Demonstração dos fluxos de caixa 5. Comparação da informação apresentada nas demonstrações financeiras

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: O ponto 1 permite atingir o primeiro objetivo de aprendizagem. Os pontos 2 a 4 permitem atingir o segundo objetivo de aprendizagem e o ponto 5 permite atingir o último objetivo de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre Trabalhos de grupo: 30% Teste individual: 70% Requisitos: Não é exigida assiduidade mínima É exigida nota mínima de 8,5 valores no teste individual Aprovação com uma média ponderada mínima de 10 valores 2. Avaliação por exame Um exame final (100%) Aprovação com classificação mínima de 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A aprendizagem das matérias deve ser feita com base na participação ativa nas aulas e nas discussões e na resolução dos casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos os OA; 2. Participativas, com análise e resolução de problemas práticos - OA2 e OA3; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2 e OA3; 4. Participativas, com análise e discussão de problemas- OA2 e OA3; 5. Autoestudo, baseado no trabalho autónomo do aluno, acompanhando o Planeamento das Aulas - Todos os OA.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kimmel, Weygandt, Kieso (2023). "Financial Accounting, with Financial Accounting Standards", Wiley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


IFRS - International Financial Reporting Standards. www.ifrs.org

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-14