Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existentes.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos deverão compreender os principais aspetos da preparação e interpretação das demonstrações financeiras.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender as características e limitações da informação contabilístico-financeira. 2. Preparar e interpretar demonstrações financeiras. 3. Analisar a situação financeira de empresas a partir dos relatórios financeiros.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A preparação e regulação da informação financeira. 2. Activos correntes 3. Ativos não correntes 4. Capitais próprios 5. Passivo 6. Análise e interpretação das demonstrações financeiras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - 1. A Preparação e regulação das demonstrações financeiras OA2/OA3: 2. Activos não correntes; 3. Activos correntes; 4. Capitais próprios; 5. Passivo; 6. Análise e preparação das demonstrações financeiras.
Avaliação / Assessment
Dois sistemas: A) Sistema de avaliação ao longo do semestre requer assiduidade às aulas minima de 80%; teste 60%; trabalho de grupo 40% . Nota mínima é 7,5 valores nos dois instrumentos. B) Exame. O aluno que não optou pela avaliação ao longo do semestre pode realizar exame na época normal com peso de 100% na nota final. O aluno que falhou a avaliação ao longo do semestre, ou que não optou por este sistema na época normal, pode recorrer ao exame final na época de recurso com peso de 100% na nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A aprendizagem das matérias deve ser feita com base na frequência das aulas e na participação nas discussões e na resolução dos casos práticos. É adoptado um livro de estudo de base que é utilizado no apoio às aulas assim como serve de suporte ao estudo dos alunos. O estudo individual pode ser complementado a partir dos exercícios e soluções disponibilizados aos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos os OA; 2. Participativas, com análise e resolução de problemas práticos -Todos os OA; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2 e OA3; 4. Participativas, com análise e discussão de problemas- OA2 e OA3; 5. Autoestudo, baseado no trabalho autónomo do aluno, acompanhando o Planeamento das Aulas - Todos os OA.
Observações / Observations
Unidade curricular apenas disponivel em Ingles. As aulas serão participadas presencialmente, em cumprimento dos regumamentos do ISCTE. Os alunos são convidados a cumprir os regulamantos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kimmel, Weygandt, Kieso (2023). "Financial Accounting, with Financial Accounting Standards", Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
IASB - International Financial Reporting Standards. www.ifrs.org European Union legislation on financial reporting
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-06