Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02672
Acrónimo :
02672
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
17.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1176.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Capacidade de compreensão do Inglês (escrito e falado), dado que a quase totalidade dos materiais de apoio estão nessa língua.

Objetivos Gerais / Objectives


A enfâse desta unidade curricular é colocada no seu objetivo final: a produção de uma dissertação de mestrado. Para tal o aluno deverá: - Adquirir hábitos e atitudes de pesquisa conducentes a um trabalho produtivo e de qualidade; - Conhecer a sequência de tarefas que têm lugar na atividade de investigação; - Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizados numa investigação; - Distinguir características de diferentes tipos de estudo; - Saber selecionar processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise de dados; - Saber estruturar uma dissertação de mestrado; - Dominar o estilo de escrita científica; - Completar a dissertação com sucesso no prazo legalmente estabelecido.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Saber rever, de forma sistematizada, a literatura relevante num dado domínio científico, por forma a traçar um panorama do estado da arte e a identificar questões de investigação e contribuições esperadas. OA2: Ter aplicado um ou mais métodos de investigação para responder a questões de investigação, daí resultando uma ou mais contribuições técnico-científicas. OA3: Saber como validar contribuições e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido a elaborar uma dissertação de mestrado com qualidade, quer na forma, quer no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um trabalho científico e de argumentar sobre a validade das suas contribuições.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1º SEMESTRE P1: Estado da arte e questões de investigação Envolve a revisão crítica da literatura, guiada por um protocolo com âmbito da pesquisa e critérios de inclusão e exclusão. A caraterização do estado da arte deve justificar a escolha do tópico e a relevância das questões de investigação. P2: Treino da apresentação de trabalhos científicos Apresentações periódicas da evolução do trabalho 2º SEMESTRE P3: Implementação e validação das contribuições propostas A validação das contribuições deve ser realizada com recurso à demostração do cumprimento das etapas do(s) método(s) científico(s) adotado(s), e/ou confrontando os resultados obtidos com o estado da arte, e/ou através da sua divulgação em fórum(s) científico(s) com revisão pelos pares. P4: Escrita da dissertação Deve respeitar as normas de apresentação gráfica em vigor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P?) com os objetivos de aprendizagem (OA?), como a seguir se explicita: OA1: P1, P2, P4 OA2: P3, P2, P4 OA3: P3, P2, P4 OA4: P2, P4 OA5: P2

Avaliação / Assessment


[Para P1, 1º Semestre] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es). [Para P2, 1º Semestre] - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência; - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e leitura de textos de apoio e leitura; - Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. [Para P3 e P4, 2º Semestre] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es). | Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso. A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar, a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação, e a qualidade da apresentação e discussão pública.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são as seguintes: - Metodologias expositivas, participativas, ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: para OA3 a OA5; - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es): para OA1 a OA5.

Observações / Observations


Aconselha-se a utilização das seguintes ferramentas (ou outras similares) nesta unidade curricular, todas elas do tipo freeware ou open source: Mendeley ? para a gestão bibliográfica; Trello ? para fazer a gestão deste projeto de investigação, registando as reuniões entre orientando e orientador(es), os assuntos pendentes, as datas importantes, os entregáveis, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia para esta unidade curricular será a determinada pela UC de ?Introdução à investigação em informática e gestão?, assim como, pelo teor e contexto da investigação de cada aluno.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16