Planeamento

Aulas

Aula 1 (26 de Setembro) Introdução à Análise de Campanhas Políticas

Introdução à Análise de Campanhas Políticas


Aula 2 (3 de Outubro): Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução

Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução


Bibliografia:


Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies (cap. 7). Cambridge: CUP.


Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Studying political campaigns and their effects. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 1-21). London: Routledge.


Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (cap. 3). Princeton: PUP.


Aula 3 (10 de Outubro) Efeitos das Campanhas. As mensagens nas campanhas.

Efeitos das campanhas

As mensagens nas campanhas

Bibliografia:

O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.14-35). Disponível Online.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (caps. 2, 7). Princeton: PUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002).Do political campaigns matter? Yes, but it depends. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 183-193). London: Routledge.


Aula 4 (24 de Outubro): As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas.

As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas


Referências


O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.36-47). Disponível Online.


Green, D. P., & Gerber, A. S. (2019). Get out the vote: How to increase voter turnout (cap. 12). Brookings Institution Press.


Gibson, R. K., & McAllister, I. (2015). Normalising or Equalising Party Competition? Assessing the Impact of the Web on Election Campaigning. Political Studies , 63 (3), 529-547.


Aula 5 (31 de Outubro): Campanhas para Eleições de Primeira Ordem, Segunda Ordem e Referendos

Campanhas para eleições de primeira ordem, segunda ordem e referendos.


Bibliografia:


Lisi, M. (2011). A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009. Revista de Ciências Sociais e Políticas, 2, 109-128.


Jalali, C., & Silva, T. (2011). Everyone Ignores Europe? Party Campaigns and Media Coverage in the 2009 European Parliament Elections. In Maier, M., Stromback, J., & Kaid, L. L. (Eds.) Political communication in European parliamentary elections. Ashgate Publishing.


de Vreese, C. H. (Ed.). (2007). The Dynamics of Referendum Campaigns: an international perspective . New York: Palgrave Macmillan (caps. 1 e 2).


Aula 6 (7 de Novembro): Apresentações dos alunos: Fake News e Desinformação; Sondagens e seus efeitos; Debates


Aula 7 (14 de Novembro): Apresentações dos alunos: Personalização das Campanhas; Campanhas Negativas; Comunicação de Políticas Públicas


Aula 8 (21 de Novembro): Apresentações dos alunos: Voting Advice Applications; Redes Sociais; Entretenimento e Campanhas


Aula 9 (28 de Novembro). Teste


Aula 10 (5 de Dezembro): Discussão de Temas para o Trabalho Final. Encerramento da UC