Sumários

Aula 5 (9 de Novembro): Campanhas para Eleições de Primeira  e Segunda Ordem

9 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


Campanhas para eleições de primeira ordem, segunda ordem. Apresentação de docente convidado.

Bibliografia:

Lisi, M. (2011). A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009. Revista de Ciências Sociais e Políticas, 2, 109-128.

Jalali, C., & Silva, T. (2011). Everyone Ignores Europe? Party Campaigns and Media Coverage in the 2009 European Parliament Elections. In Maier, M., Stromback, J., & Kaid, L. L. (Eds.) Political communication in European parliamentary elections. Ashgate Publishing.

Aula 4 (2 de Novembro): As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas.

2 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas

Referências

O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.36-47). Disponível Online.

Druckman, J. N. (2003). The Power of Television Images: The First Kennedy-Nixon Debate Revisited. The Journal of Politics, 65(2), 559-571.

Gibson, R. K., & McAllister, I. (2015). Normalising or Equalising Party Competition? Assessing the Impact of the Web on Election Campaigning. Political Studies , 63 (3), 529-547.

Aula 3 (26 de Outubro) Efeitos das Campanhas. As mensagens nas campanhas.

26 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Efeitos das campanhas

As mensagens nas campanhas

Bibliografia:

O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.14-35). Disponível Online.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (caps. 2, 7). Princeton: PUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002).Do political campaigns matter? Yes, but it depends. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 183-193). London: Routledge.

Aula 2 (19 de Outubro): Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução

19 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução

Bibliografia:

Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies (cap. 7). Cambridge: CUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Studying political campaigns and their effects. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 1-21). London: Routledge.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (cap. 3). Princeton: PUP.

Aula 1 (12 de Outubro) Introdução à Análise de Campanhas Políticas

12 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Introdução à Análise de Campanhas Políticas