Sumários

Aula 5 (27 de Outubro): Campanhas para Eleições de Primeira  e Segunda Ordem

27 Outubro 2020, 20:30 Rita Sousa


Campanhas para eleições de primeira ordem (Turno B em sala, Turno A via zoom)

Bibliografia:

Lisi, M. (2011). A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009. Revista de Ciências Sociais e Políticas, 2, 109-128.

Jalali, C., & Silva, T. (2011). Everyone Ignores Europe? Party Campaigns and Media Coverage in the 2009 European Parliament Elections. In Maier, M., Stromback, J., & Kaid, L. L. (Eds.) Political communication in European parliamentary elections. Ashgate Publishing.

Aula 4 (20 de Outubro): As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas.

20 Outubro 2020, 20:30 Rita Sousa


As acções de campanha. Velhos e novos media nas campanhas (Turno A em sala, Turno B via zoom)

Referências

O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.36-47). Disponível Online.

Druckman, J. N. (2003). The Power of Television Images: The First Kennedy-Nixon Debate Revisited. The Journal of Politics, 65(2), 559-571.

Marques, F. P. J. A., Silva, F. W. O., & Matos, N. R. (2012). Estratégias de Comunicação Política Online: Uma Análise do Perfil de José Serra no Twitter//Political Campaigns and Online Strategies: The case of the 2010 Brazilian Elections. Contemporanea-Revista de Comunicação e Cultura, 9(3), 344-369.

Aula 3 (13 de Outubro) Efeitos das Campanhas. As mensagens nas campanhas.

13 Outubro 2020, 20:30 Rita Sousa


Efeitos das campanhas

As mensagens nas campanhas

(Turno B em sala, Turno A via zoom)

Bibliografia:

O'Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs (pp.14-35). Disponível Online.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (caps. 2, 7). Princeton: PUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002).Do political campaigns matter? Yes, but it depends. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 183-193). London: Routledge.

Aula 2 (6 de Outubro): Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução

6 Outubro 2020, 20:30 Rita Sousa


Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução (Turno A em sala, Turno B via zoom)

Bibliografia:

Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies (cap. 7). Cambridge: CUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Studying political campaigns and their effects. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 1-21). London: Routledge.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns (cap. 3). Princeton: PUP.

Aula 1 (29 de Setembro) Introdução à Análise de Campanhas Políticas

29 Setembro 2020, 20:30 Rita Sousa


Introdução à Análise de Campanhas Políticas