Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02729
Acrónimo :
02729
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de conhecer e aplicar as principais regras do IRS, IRC, IVA e RITI, que sejam ainda capazes de aplicar os principais conceitos de fiscalidade internacional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1 - Conhecer e utilizar os principais conceitos de Fiscalidade. OA2 - Qualificar os rendimentos pagos pelas sociedades, em especial a não residentes ou a residentes não habituais e enquadrá-los dentro das categorias do IRS. OA3 - Aplicar as regras de retenção na fonte sobre cada tipo de rendimento. OA4 - Identificar a competição fiscal internacional OA5 - Examinar o regime português de preços de transferência e as recomendações da OCDE OA6 - Analisar os diferentes tipos de operações intracomunitárias OA 7 - Ser capaz de compreender os diversos tipos de operações, designadamente em termos de incidência subjetiva, objetiva e territorial

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução Conceito de imposto Figuras afins, classificação e momentos da obrigação de imposto Sujeitos activos e sujeitos passivos Princípios constitucionais de direito fiscal II. IRS Incidência pessoal Rendimentos brutos de cada categoria de rendimentos Tributação dos não residentes e dos residentes não habituais Delimitação negativa da incidência Benefícios fiscais em cada categoria de rendimentos Retenções na fonte III. IRC Competição fiscal internacional nos impostos sobre o rendimento Incidência pessoal Base do imposto Período de tributação Proveitos e custos contabilísticos e fiscais Eliminação da dupla tributação Preços de transferência IV ? IVA/RITI Caracterização Incidência Isenções Localização das operações Introdução ao RITI Incidência subjetiva, objetiva e territorial. Facto gerador e exibilidade, Isenções, Valor Tributável e Taxas. Vendas à distância

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - I - Introdução OA2 e OA3 - II - IRS OA4 e OA5 - III ? IRC OA6 e OA7 ? IV ? IVA/RITI

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica exige a presença mínima em 80% das aulas e inclui a realização de: -Um trabalho de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70%. Para obter aprovação na UC os alunos devem obter pelo menos 9,5 valores, desde que no exame individual obtenham pelo menos 9,5 valores. Avaliação final - Há uma 2ª época para os alunos que não obtiveram aproveitamento ou para melhoria de nota. A classificação resulta de um exame individual.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de sentido crítico, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição dessas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de enino-aprendizagem: - Expositivas - Participativas - Participativas - Ativas - Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (LG) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - Transversal a todos os OA 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA3, OA4 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Códigos do IRS, IRC, IVA, RITI (disponível em inglês) Lei Geral Tributária (disponível em inglês) Constituição da República Portuguesa (disponível em inglês) The Theory of Taxation and Public Economics, Louis Kaplow, Princeton University Press, 2010

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Direito Tributário Internacional, Alberto Xavier, Almedina, 2011. OCDE - Modelo de Convenção Fiscal sobre o Rendimento e o Património, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal nº 192, DGCI, Lisboa, 2003. OCDE - Princípios aplicáveis em matéria de preços de transferência destinados às empresas multinacionais e às Administrações Fiscais, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal nº 189, AGT, Lisboa, 2002.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16