Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer, discutir e treinar competências que promovem o alto desempenho das equipas em ambientes de gestão de projeto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Conhecer os princípios de alto desempenho; 2. Compreender o ciclo de projeto e o ciclo de desempenho das equipas 3. Identificar os processos críticos das equipas que promovem o alto desempenho 4. Desenvolver intervenções em equipa para potenciar o alto desempenho..
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A Gestão de Programas e Projetos: O papel das equipas - Definição de equipa e eficácia de equipa - As equipas de alto desempenho CP2 . Ciclo do projeto e ciclo do trabalho em equipa de alto desempenho - Processos de transição - Processos de ação - Processos interpessoais CP3. Intervenções em equipa para aumentar o desempenho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2, OA3 - CP 2 OA4 - CP 3
Avaliação / Assessment
1. Trabalho de grupo - Peso na classificação final: 50% 2. Exame - Peso na classificação final: 50% A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: - Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. - Experimentais com simulação de situações reais (role-play). - Ativas com realização de trabalhos individuais. - Ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino utilizadas: Casos de estudo, exercícios praticos, role play, exposição Os casos de estudo, exercícios práticos, role play e exposição permitirão o contacto com situações organizacionais reais e aplicar na prática as competências e frameworks de High Performance e Liderança, permitindo incorporar e desenvolver esses conhecimentos e capacidades.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thompson, L. (2017). Making the team: A guide for managers (6th Edition). New Jersey: Pearson Education Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York:Psychology Press. O'Neill, T., & Salas, E. (2018). Creating high performance teamwork in organizations. Human Resource Management Review, 28 (4), 325 - 331. Doi: 10.1016/j.hrmr.2017.09.001
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly. doi:10.1016/j.leaqua.2015.12.002 Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017. Marques-Quinteiro, P., Abrantes, A., Costa, P., Curral, L., Graça, A. M., Passos, A. M., & Santos, C. M. (2020). Trabalho em equipa em Portugal: Uma década de progresso. Psicologia, 34(1), 24-42. doi:10.17575/psicologia.v34i1.1468 Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83-111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057 Abrantes, A. C. M., Passos, A. M., Cunha, M. P., Santos, C. M. (2018). Bringing team improvisation to team adaptation: The combined role of shared temporal cognitions and team learning behaviors fostering team performance. Journal of Business Research, 84, 59-71. doi: 10.1016/j.jbusres.2017.11.005.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16