Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02777
Acrónimo :
02777
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer, discutir e treinar competências que promovem o alto desempenho das equipas em ambientes de gestão de projeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: 1. Conhecer os princípios de alto desempenho; 2. Compreender o ciclo de projeto e o ciclo de desempenho das equipas 3. Identificar os processos críticos das equipas que promovem o alto desempenho 4. Desenvolver intervenções em equipa para potenciar o alto desempenho..

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A Gestão de Programas e Projetos: O papel das equipas - Definição de equipa e eficácia de equipa - As equipas de alto desempenho CP2 . Ciclo do projeto e ciclo do trabalho em equipa de alto desempenho - Processos de transição - Processos de ação - Processos interpessoais CP3. Intervenções em equipa para aumentar o desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2, OA3 - CP 2 OA4 - CP 3

Avaliação / Assessment


1. Trabalho de grupo - Peso na classificação final: 50% 2. Exame - Peso na classificação final: 50% A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. - Experimentais com simulação de situações reais (role-play). - Ativas com realização de trabalhos individuais. - Ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino utilizadas: Casos de estudo, exercícios praticos, role play, exposição Os casos de estudo, exercícios práticos, role play e exposição permitirão o contacto com situações organizacionais reais e aplicar na prática as competências e frameworks de High Performance e Liderança, permitindo incorporar e desenvolver esses conhecimentos e capacidades.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, L. (2017). Making the team: A guide for managers (6th Edition). New Jersey: Pearson Education Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York:Psychology Press. O'Neill, T., & Salas, E. (2018). Creating high performance teamwork in organizations. Human Resource Management Review, 28 (4), 325 - 331. Doi: 10.1016/j.hrmr.2017.09.001

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly. doi:10.1016/j.leaqua.2015.12.002 Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017. Marques-Quinteiro, P., Abrantes, A., Costa, P., Curral, L., Graça, A. M., Passos, A. M., & Santos, C. M. (2020). Trabalho em equipa em Portugal: Uma década de progresso. Psicologia, 34(1), 24-42. doi:10.17575/psicologia.v34i1.1468 Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83-111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057 Abrantes, A. C. M., Passos, A. M., Cunha, M. P., Santos, C. M. (2018). Bringing team improvisation to team adaptation: The combined role of shared temporal cognitions and team learning behaviors fostering team performance. Journal of Business Research, 84, 59-71. doi: 10.1016/j.jbusres.2017.11.005.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16