Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02792
Acrónimo :
02792
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos técnicos necessários no âmbito do planeamento estratégico comercial, desenvolvendo as suas competências pessoais e profissionais, na perspectiva da gestão comercial de uma empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 - Conhecer e aplicar os principais modelos de gestão estratégica OA2 - Dominar e aplicar o planeamento estratégico comercial

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Capítulo I - O planeamento estratégico Conceitos gerais Modelos de gestão estratégica Estratégia empresarial Capítulo II - O planeamento comercial Estratégia comercial O plano de vendas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita: OA1 - Capítulo 1 OA2 - Capitulo 2

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos alunos é solicitada a sua participação na: - discussão nas aulas - os grupos de trabalho devem ter 4 ou 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta matéria tem um carácter essencialmente prático daí que seja extremamente importante ilustrar todos os conceitos através de exemplos e exercícios. MEA1 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos (OA1) MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos (OA2)

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lynch, Richard (Jan 2015). Strategic Management (7th edition). Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jobber, David; Lancaster, Geoff (Apr 2015). Selling and Sales Management. 10th edition. Pearson. Prentice Hall

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-18