Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02817
Acrónimo :
02817
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ter uma licenciatura em psicologia (3 anos), ou estar a frequentar um mestrado em psicologia com formação inicial (3 anos) em psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Identificar os principais modelos teóricos de avaliação psicológica. OA2: Conhecer as fases do processo de uma AP em função dos objetivos e do contexto da avaliação. OA3: Adquirir um conjunto de competências ético-deontológicas inerentes à prática da avaliação psicológica. OA4: Identificar e distinguir as principais metodologias, técnicas e provas de AP adaptadas ao contexto português, sabendo demonstrar a sua relevância e adequabilidade em função dos objetivos em que é feita a avaliação. OA5: Adquirir competências gerais e específicas inerentes à prática da avaliação psicológica, essenciais para o exercício profissional da psicologia, nomeadamente: planeamento de um processo de AP em função dos objetivos e contextos onde a mesma é efetuada; aplicação e cotação de provas psicológicas, análise integrada de resultados e elaboração de relatório psicológico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular pretende que o aluno adquira conhecimentos sobre diferentes metodologias, técnicas e provas de avaliação psicológica, usadas com crianças, jovens e adultos, de modo a desenvolver as competências necessárias ao exercício profissional da psicologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A avaliação psicológica: modelos teóricos e considerações ético-deontológicas no exercício da AP. CP2. A avaliação psicológica enquanto processo: as fases da AP em função dos objetivos e contextos da avaliação. CP3. Metodologias em avaliação psicológica: 3.1. A entrevista em AP: Modelos e abordagens da entrevista. 3.2. Observação em AP. 3.3. Especificidades da observação e da entrevista com crianças/adolescentes e com adultos. CP4. A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas: 4.1. Funções executivas. 4.2. Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths. 4.3. Escalas de Wechsler. CP5: Avaliação socio-emocional e sintomas psicopatológicos. 5.1 Vinculação: medidas comportamentais e de representação - crianças, jovens e adultos. 5.2 Comportamentos internalizantes e externalizantes em crianças e adolescentes 5.3. Sintomas psicopatológicos em adultos. 5.4. Outras técnicas CP6: Os relatórios de avaliação psicológica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC os OA são concretizados em CP, a saber: OA1 e OA3-CP1 OA2-CP2 OA4 e OA5-CP3-CP6

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: os alunos deverão realizar a) uma frequência (70%) e b) um trabalho de grupo (30%). Ficam aprovados os estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores em cada elemento da avaliação. Os alunos podem optar por exame final (1ª e/ou 2ª épocas) e que corresponderá a 100% da nota final. Dado o modo como a UC está organizada, os alunos são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação periódica. Não existem presenças obrigatórias, contudo dado o carácter aplicado da UC aconselha-se a presença dos alunos nas aulas, mesmo que optem por realizar o exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias expositivas (modelos teóricos e conceitos chave), Participativas e Ativas: role-plays, treino de aplicação de provas psicológicas e de cotação de protocolos, vídeos, trabalhos de grupo. As metodologias mais expositivas serão alternadas com participativas e ativas nas aulas TP. Nas PL, as metodologias usadas serão de carácter prático, participativo e ativo. Distribuição das 113 h de trabalho autónomo: 52 h para a frequência; 61 h para trabalho de grupo, incluindo a preparação e realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação periódica (e.g., pesquisa bibliográfica, preparação de protocolos de avaliação, aplicação e cotação de protolocos, redação do relatório), e realização de leituras e de exercícios a serem discutidos posteriormente em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em termos gerais: As aulas TP encontram-se alinhadas com todos os objectivos de aprendizagem. As aulas PL encontram-se alinhadas com OA5. O trabalho autónomo encontra-se alinhado com todos os OA. O trabalho de grupo (2 elementos) que implica a aplicação de metodologias e técnicas de avaliação psicológica, a análise e interpretação dos resultados, de uma forma integrada, e a consequente elaboração de um relatório escrito, está alinhado com OA4 e o OA5 (atitudes e competências/skills). A frequência/teste individual encontra-se alinhado com OA1 a OA4. Os alunos são também encorajados a utilizar o tempo de orientação tutorial para tirar dúvidas e para discutir as horas de trabalho autónomo aqui estimadas.

Observações / Observations


Notas Importantes: Bibliografia suplementar poderá ser indicada aos alunos em temáticas específicas (consultar slides das aulas, ou materiais disponibilizados no moodle). O horário dos atendimentos será disponibilizado na 1ª aula. Os estudantes poderão contactar os docentes para um atendimento sempre que necessitarem, devendo faze-lo via email (marcação prévia obrigatória).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Férnandez-Ballesteros, R. (2014). Evaluacion psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos. Madrid: Piramide. Goldfinger, K. B. & Pomerantz, A. M. (2013). Psychological assessment and report writting (2nd Ed.). Los Angeles: Sage. Groth-Marnat, G. (2003). Handbook of psychological assessment (4th Ed.). New York: Allyn & Bacon. Saklofske, D.H., Reynolds, C., & Schwean, V.L. (2013). The Oxford Handbook of Child Psychological Assessment. Oxford University Press. Waters, E., Vaughn, B.E, & Waters, H.S. (2021). Measuring attachment. Developmental Assessment across the lifespan. Guilford Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Achenbach, T. (2019). International findings with the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA): Applications to clinical services, research, and training. Child Adolescent Psychiatry Mental Health, 13, 30. Achenbach, T. (2020). Bottom-Up and Top-Down Paradigms for Psychopathology: A Half-Century Odyssey. Annual Review Clinical Psychology, 16, 1?24. Bretherton, I., & Oppenheim, D. (2003). The MacArthur Story Stem Battery: development, administration, reliability, validity, and reflections about meaning. In R. N. Emde, D. P. Wolf, & D. Oppenheim (Eds.), Revealing the inner worlds of young children: The MacArthur Story Stem Battery and parent-child narratives (pp. 55-89). New York, NY: Oxford University Press. Green, E. et al. (2018). Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª Edição. Hogrefe. Machado, C., Gonçalves, M., Almeida, L., & Simões, M. (2011). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (vol. I). Coimbra: Almedina Seabra-Santos, M.J, Simões, M. R., Pereira, M., Albuquerque, C.P, Rocha, A.M., & Ferreira, C. (2003) Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-escolar e Primária - Edição Revista (WPPSI-R). Adaptação, validação e estudo normativo para a população portuguesa. Simões, M., Machado, C., Gonçalves, M., & Almeida, L.S. (Coord.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 3)., (2007), Simões, M., Machado, C., Gonçalves, M., Almeida, L.S. (Coord.) (2007). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 3). Coimbra: Quarteto., Simões, M. Seabra-Santos, M. J., Albuquerque, C.P, Pereira M., Rocha, A. M., & Ferreira, C. (2003) - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças - Terceira Edição (WISC-III). Adaptação, validação e estudo normativo para a população portuguesa. OPP, Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses., 2021, Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16