Sumários

A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas

25 Outubro 2021, 13:30 Rita Sousa


A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas:

As Escalas de Wechsler.

Convidada - Carla Silva

https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/carla-silva/cv

A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas

18 Outubro 2021, 15:30 Rita Sousa


Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths - Exercício de aplicação e cotação.

Convidada - Vanessa Russo - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vanessa-sofia-ferreira-de-carvalho-chamorro-russo/cv

A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas

18 Outubro 2021, 13:30 Rita Sousa


Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths. Explicação do racional da escala, e suas dimensões.

Apresentação e exploração dos materiais.
Convidada - Vanessa Russo - 
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vanessa-sofia-ferreira-de-carvalho-chamorro-russo/cv

Relatório de avaliação psicológica

11 Outubro 2021, 15:30 Rita Sousa


Continuação da aula anterior: a entrevista e a observação em avaliação psicológica.

O relatório de avaliação psicológica.

Bibliografia básica da aula:

Garcia-Barrera, M., & Moore, W. (2016). History taking, clinical interviewing, and the mental status examination in child assessment. In d. Saklofske et al. (eds), The Oxford handbook of child psychological assessment. Oxford Library of Psychology (e-learning).

Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment. New Jersey: Wiley (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)

Fernández-Ballesteros, R. (2002). Introducción a la evaluación psicologica. Madrid: Ediciones Pirámide (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)

Wright, J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. New Jersey: John Wiley & Sons (página 3 a 96) (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)

Metodologias complementares em avaliação psicológica

11 Outubro 2021, 13:30 Rita Sousa


Metodologias em avaliação psicológica:

-- A entrevista em AP.

. Objetivos e classificação em função da estrutura.

. Componentes da avaliação inicial e da história de vida com crianças e adolescentes.

. Exercícios de aplicação.

-- Observação em AP.

Bibliografia básica da aula:

Garcia-Barrera, M., & Moore, W. (2016). History taking, clinical interviewing, and the mental status examination in child assessment. In d. Saklofske et al. (eds), The Oxford handbook of child psychological assessment. Oxford Library of Psychology (e-learning).

Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment. New Jersey: Wiley (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)

Fernández-Ballesteros, R. (2002). Introducción a la evaluación psicologica. Madrid: Ediciones Pirámide (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)

Wright, J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. New Jersey: John Wiley & Sons (página 3 a 96) (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)