Sumários
A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas
25 Outubro 2021, 13:30 • Rita Sousa
A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas:
As Escalas de Wechsler.
Convidada - Carla Silva
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/carla-silva/cv
A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas
18 Outubro 2021, 15:30 • Rita Sousa
Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths - Exercício de aplicação e cotação.
Convidada - Vanessa Russo - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vanessa-sofia-ferreira-de-carvalho-chamorro-russo/cv
A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas
18 Outubro 2021, 13:30 • Rita Sousa
Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths. Explicação do racional da escala, e suas dimensões.
Apresentação e exploração dos materiais.
Convidada - Vanessa Russo -
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vanessa-sofia-ferreira-de-carvalho-chamorro-russo/cv
Relatório de avaliação psicológica
11 Outubro 2021, 15:30 • Rita Sousa
Continuação da aula anterior: a entrevista e a observação em avaliação psicológica.
O relatório de avaliação psicológica.
Bibliografia básica da aula:
Garcia-Barrera, M., & Moore, W. (2016). History taking, clinical interviewing, and the mental status examination in child assessment. In d. Saklofske et al. (eds), The Oxford handbook of child psychological assessment. Oxford Library of Psychology (e-learning).
Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment. New Jersey: Wiley (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)
Fernández-Ballesteros, R. (2002). Introducción a la evaluación psicologica. Madrid: Ediciones Pirámide (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)
Wright, J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. New Jersey: John Wiley & Sons (página 3 a 96) (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)
Metodologias complementares em avaliação psicológica
11 Outubro 2021, 13:30 • Rita Sousa
Metodologias em avaliação psicológica:
-- A entrevista em AP.
. Objetivos e classificação em função da estrutura.
. Componentes da avaliação inicial e da história de vida com crianças e adolescentes.
. Exercícios de aplicação.
-- Observação em AP.
Bibliografia básica da aula:
Garcia-Barrera, M., & Moore, W. (2016). History taking, clinical interviewing, and the mental status examination in child assessment. In d. Saklofske et al. (eds), The Oxford handbook of child psychological assessment. Oxford Library of Psychology (e-learning).
Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment. New Jersey: Wiley (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)
Fernández-Ballesteros, R. (2002). Introducción a la evaluación psicologica. Madrid: Ediciones Pirámide (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)
Wright, J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. New Jersey: John Wiley & Sons (página 3 a 96) (disponível na biblioteca do Iscte-IUL)