Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02819
Acrónimo :
02819
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
983.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado. Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projeto de investigação? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento da dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura e objetivos de um projeto de investigação Fases de desenvolvimento de um projeto de investigação Orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação Planeamento e execução da revisão da literatura. Organização e redação da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos Delineamento do plano de estudo Planeamento do processo de análise de dados Questões éticas na investigação CP4:Análise e interpretação dos resultados Análise de dados Discussão e conclusões Normas de redação de escrita científica Referências, anexos CP5.Preparação para defesa oral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. No entanto, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objetivo final de conclusão da dissertação de mestrado como a seguir se explicita: O CP1 vai permitir alcançar o OA1, OA2, OA4 ao OA7, uma vez que os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos sobre as etapas de um projeto de investigação. Os CP2 vão permitir atingir o OA2 a OA7, ao possibilitar aos estudantes elaborar a revisão de literatura. O CP3 vai permitir alcançar o OA4 a 8, pelo desenvolvimento do método. O CP4 vai contribuir para o OA4 a 7, ao redigirem os resultados. O CP5 contribui para o OA6 e OA7, pelo treino para a apresentação oral e defesa. OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3

Avaliação / Assessment


É requisito para a defesa da dissertação o registo do tema e a apresentação do projeto. É aconselhada a participação ativa nos seminários ao longo do ano letivo. A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes científica, técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. Esta UC não tem exame final nem é possível a melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a elaboração e a redação de um projeto de investigação e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Nesta UC são utilizadas as seguintes metodologias: - Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos. - Componente de orientação e discussão individual dos projetos de dissertação. - Componente de apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas em blocos temáticos - Dissertação defendida em provas públicas. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado dedicada a apoiar os estudantes no processo de elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e processos de aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas na sequência (Objetivo de aprendizagem - Metodologias de ensino - Tipo de avaliação). Em todos os tópicos lecionados os OA articulam conhecimentos, aptidões e competências. Esta UC assume um processo de aprendizagem claramente ativo, no âmbito do qual o/a estudante completa 1050h de trabalho. As horas de contacto são repartidas em blocos de sessões de apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes e respetivo feedback dos docentes e colegas. Em Janeiro os estudantes deverão entregar o Projeto de Dissertação e em Abril deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso. São supervisionados nestas sessões de grupo e individualmente os seguintes aspetos: A.COMPONENTE TÉCNICA A1.Originalidade (problema, metodologias usadas, etc.);A2.Qualidade da revisão da literatura (atualidade e relevância);A3.Formulação do problema, objetivos, hipóteses;A4.Metodologia, procedimentos e análises (adequação e rigor);A5.Análise crítica dos resultados obtidos; discussão; soluções propostas;A6.Anexos: pertinência e articulação com o texto B.COMPONENTE FORMAL E APRESENTAÇÃO ESCRITA;B1.Estrutura geral do trabalho (organização formal; equilíbrio entre secções);B2.Normas APA (resumo; corpo do texto; quadros e figuras; referências);B3.Clareza e qualidade da escrita (clareza, ortografia, sintaxe) C.APRESENTAÇÃO;C1.Clareza e rigor da exposição;C2.Aspectos formais (tempo limite; qualidade dos materiais audiovisuais, etc.);C3.Segurança e capacidade de argumentação;C4.Domínio das temáticas relacionadas com o trabalho D.PROCESSO;D1.Autonomia/independência;D2.Cumprimento prazos;D3.Capacidade argumentativa/crítica;D4.Criatividade/resolução de problemas no processo de investigação;D5.Integridade ética.

Observações / Observations


A apresentação do trabalho desenvolvido, ao nível individual pelos estudantes, é obrigatória nas sessões de seminário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Open University Press. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018): Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage Flick, U. (2020). Introducing research methodology: thinking your way through your research project. Sage. Harrison, E. & Rentzelas, P. (2021). Your psychology dissertation. Sage. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2020). Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. OPP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bukve, O. (2019). Designing social science research. Palgrave. Davies, M. & Hughes, N. (2014). Doing a successful research project : using qualitative or quantitative methods. Palgrave Macmillan. Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Prentice Hall. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. O' Leary, Z. (2014). The essential guide to doing your research project. Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) SAGE. Reis, F. (2022). Investigação científica e trabalhos académicos : guia prático. Sílabo. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). Sage. White, P. (2017). Developing research questions. Palgrave-Macmillan.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25