Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado. Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projeto de investigação? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento da dissertação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura e objetivos de um projeto de investigação Fases de desenvolvimento de um projeto de investigação Orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação Planeamento e execução da revisão da literatura. Organização e redação da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos Delineamento do plano de estudo Planeamento do processo de análise de dados Questões éticas na investigação CP4:Análise e interpretação dos resultados Análise de dados Discussão e conclusões Normas de redação de escrita científica Referências, anexos CP5.Preparação para defesa oral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. No entanto, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objetivo final de conclusão da dissertação de mestrado como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3
Avaliação / Assessment
É requisito para a defesa da dissertação o registo do tema e a apresentação do projeto. É aconselhada a participação ativa nos seminários ao longo do ano letivo. A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes científica, técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. Esta UC não tem exame final nem é possível a melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias: -Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos -Componente de orientação e discussão individual dos projetos de dissertação -Componente de apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas em blocos temáticos - Dissertação defendida em provas públicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e processos de aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas na sequência (Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Em todos os tópicos lecionados os objetivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. Esta UC assume um processo de aprendizagem claramente ativo, no âmbito do qual o/a aluno/a completa 1050h de trabalho. As horas de contacto são repartidas em blocos de sessões de apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes e respetivo feedback dos docentes e colegas. Em Janeiro os estudantes deverão entregar o Projeto de Dissertação e em Abril deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso. São supervisionados nestas sessões de grupo e individualmente os seguintes aspetos: A.COMPONENTE TÉCNICA A1.Originalidade (problema, metodologias usadas, etc.);A2.Qualidade da revisão da literatura (atualidade e relevância);A3.Formulação do problema, objetivos, hipóteses;A4.Metodologia, procedimentos e análises (adequação e rigor);A5.Análise crítica dos resultados obtidos; discussão; soluções propostas;A6.Anexos: pertinência e articulação com o texto B.COMPONENTE FORMAL E APRESENTAÇÃO ESCRITA;B1.Estrutura geral do trabalho (organização formal; equilíbrio entre secções);B2.Normas APA (resumo; corpo do texto; quadros e figuras; referências);B3.Clareza e qualidade da escrita (clareza, ortografia, sintaxe) C.APRESENTAÇÃO;C1.Clareza e rigor da exposição;C2.Aspectos formais (tempo limite; qualidade dos materiais audiovisuais, etc.);C3.Segurança e capacidade de argumentação;C4.Domínio das temáticas relacionadas com o trabalho D.PROCESSO;D1.Autonomia/independência;D2.Cumprimento prazos;D3.Capacidade argumentativa/crítica;D4.Criatividade/resolução de problemas no processo de investigação;D5.Integridade ética.
Observações / Observations
A apresentação do trabalho desenvolvido, ao nível individual pelos alunos, é obrigatória nas sessões de seminário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014). Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology. London: SAGE. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press. American Psychological Association (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weisner, T. S. (2005, ed.). Discovering Successful Pathways in Children's Development: Mixed Methods in the Study of Childhood and Family Life. Chicago: The University of Chicago Press. Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16