Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objectivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projectos de investigação adequados a um Trabalho de Projeto de mestrado. Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projecto de investigação. (ii) Os passos iniciais da construção do projecto: revisão de literatura e construção do argumento. (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo. (iv) Orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento do Trabalho de Projeto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projecto de investigação. OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA5. Redigir um projecto de investigação adequado a uma tese de mestrado ou trabalho de projecto. OA6. Apresentar oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição. OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas de investigação em Psicologia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação (P.I): Estrutura e objectivos de um P.I Fases de desenvolvimento de um P.I Orientações normativas para a elaboração de um P.I. CP2: Elaboração da revisão de literatura: Características e objectivos da revisão de literatura Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação Planeamento e execução da revisão da literatura Organização e redacção da revisão da literatura CP3: Delineamento da estratégia metodológica: Em que consiste uma estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos Delineamento do plano de estudo Planeamento do processo de análise de dados Questões éticas na investigação em Psicologia CP4: Análise e interpretação dos resultados Análise de dados Discussão e conclusões Normas de redacção de escrita científica Referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. No entanto, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão do Trabalho de Projeto de mestrado como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3
Avaliação / Assessment
O Trabalho de Projeto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao Trabalho de Projeto de Mestrado. Critérios de avaliação: a. componente técnica (30%) b. componente formal e apresentação escrita (20%) c. apresentação e defesa pública (20%) d. processo (orientador) (30%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias: - componente expositiva, para apresentação dos conceitos básicos de cada um dos temas abordados. - componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos. - componente de orientação e discussão individual dos projectos de "Trabalho de Projeto". - componente de apresentação do trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário organizadas em três blocos de sessões.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e processos de aprendizagem estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objectivos de aprendizagem, de acordo com as relações descritas na sequência (Objectivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Esta UC assume um processo de aprendizagem essencialmente activo no âmbito do qual o aluno completa 1050h de trabalho. A UC inclui 67 horas de contacto repartidas em quatro blocos de sessões que se iniciam com uma componente mais expositiva e prosseguem com a apresentação e discussão dos trabalhos dos alunos e respectivo feedback pelos docentes. Nas sessões estão presentes os mestrandos, os orientadores e Professores responsáveis pelo seminário. Os alunos têm que entregar um documento sobre a sua apresentação. Bloco 1 - 1.1 Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação; 1.2 Elaboração da revisão de literatura; 1.3 delineamento da estratégia metodológica Bloco 2 - 2.1. Definição do problema; 2.2. Enquadramento teórico; 2.3. Objectivos Bloco 3- 3.1 Definição da amostra; 3.2 Instrumentos; 3.3 Procedimento; 3.4 Resultados esperados e formas de análise Bloco 4- 4.1. Apresentação e discussão dos resultados; 4.2. Pistas de discussão Esta UC contempla ainda 983 horas de trabalho autónomo dos alunos que se podem dividir do seguinte modo: Supervisão individual (24h; definição do problema e revisão de literatura (100 h); método e construção dos instrumentos (59 h);Recolha dos dados (300 h); Análise dos dados (100 h); Escrita do Trabalho de Projeto(400 h) Em Janeiro os alunos deverão entregar o Projecto do Trabalho de Projeto de Mestrado e em Abril um Relatório Intercalar de Progresso. São supervisionados nas sessões de grupo e individualmente os seguintes aspectos: A. COMPONENTE TÉCNICA A1. Originalidade (problema, metodologias usadas, etc.) A2. Qualidade da revisão da literatura (actualidade e relevância) A3. Formulação do problema, objectivos, hipóteses, A4. Metodologia, procedimentos e análises (adequação e rigor) A5. Análise crítica dos resultados obtidos; discussão; soluções propostas A6. Anexos: pertinência e articulação com o texto B. COMPONENTE FORMAL E APRESENTAÇÃO ESCRITA B1. Estrutura geral do trabalho (organização formal; equilíbrio entre secções; limite pág.) B2. Normas APA (resumo; corpo do texto; quadros e figuras; referências) B3. Clareza e qualidade da escrita (clareza, ortografia, sintaxe) C. APRESENTAÇÃO C1. Clareza e rigor da exposição C2. Aspectos formais (tempo limite; qualidade dos materiais audiovisuais, etc.) C3. Segurança e capacidade de argumentação C4. Domínio das temáticas relacionadas com o trabalho D. PROCESSO D1. Autonomia/independência D2. Cumprimento prazos D3. Capacidade argumentativa/crítica D4. Criatividade/resolução de problemas no processo de investigação D5. Integridade ética
Observações / Observations
Assiduidade dos alunos nesta UC será enviada aos respectivos orientadores, para seu conhecimento. A apresentação do trabalho desenvolvido, ao nível individual pelos alunos, é obrigatória nas sessões de seminário, referentes aos três blocos anteriormente indicados.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014). Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology. London: SAGE. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press. American Psychological Association (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weisner, T. S. (2005, ed.). Discovering Successful Pathways in Children's Development: Mixed Methods in the Study of Childhood and Family Life. Chicago: The University of Chicago Press. Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16